TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corrente Do Golfo

Casos: Corrente Do Golfo. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 4

Corrente do Golfo

A Corrente do Golfo determina o aquecimento das águas do Atlântico Norte, definindo temperaturas mais amenas para países como a Noruega, localizado em latitudes mais elevadas.

Os estudos acerca da dinâmica climática da Terra abrangem essencialmente fenômenos que ocorrem na atmosfera, nas mais diferentes altitudes e proporções. Além da atmosfera, o sistema climático envolve as transformações relacionadas ao gelo e à neve, às formações vegetais, à superfície terrestre e aos oceanos. Como a Terra é formada principalmente pela massa oceânica, que equivale a aproximadamente 2/3 do planeta, as transformações nos mares e oceanos têm grande impacto para a distribuição de calor e umidade em todo o globo.

Mesmo se considerarmos fatores externos ao sistema climático, como as mudanças na órbita do planeta, a força dos raios solares e a energia proveniente das camadas internas da Terra (como os vulcões), os oceanos estão entre os principais agentes atuantes na dinâmica climática. Comparando o papel dos oceanos com o da atmosfera, devemos lembrar que os oceanos estão limitados pelas porções continentais e por isso o calor transportado pelos oceanos se estabelece mais especificamente em determinadas regiões.

As correntes marítimas representam a movimentação das águas de mares e oceanos, podem ser frias ou quentes. As correntes frias diminuem as temperaturas, provocam estiagem em razão da menor evaporação e também contribuem para a atração de cardumes, em virtude da maior concentração de fitoplâncton. As correntes quentes promovem o aquecimento e a evaporação da água, contribuindo para a formação de massas úmidas. A Corrente Quente do Golfo (Gulf Stream) é um dos grandes sistemas de distribuição de calor e umidade em virtude do alcance de seus efeitos para o Atlântico Norte.

Formação das Correntes

Os ventos, a pressão atmosférica e o calor do Sol são as fontes primárias que movimentam as correntes marítimas. De acordo com as análises realizadas pelo oceanógrafo sueco Vagn Walfrid Ekman, no início do século XX, o movimento das águas é forçado por ventos de larga escala que produzem um padrão de movimentação em todo o mundo. Através de uma observação simples do deslocamento de icebergs na região do Ártico, Ekman verificou que no Hemisfério Norte as águas se movimentam para a direita, tomando como referência a direção dos ventos. No Hemisfério Sul, as águas se movimentam para a esquerda.

Na verdade, as águas superficiais possuem, a princípio, um deslocamento na mesma direção dos ventos. Com o passar do tempo, a rotação da Terra desvia as partículas para a direita (Hemisfério Norte) e para a esquerda (Hemisfério Sul), como resultado do efeito de Coriolis. O efeito de Coriolis produz um movimento em espiral no sentido horário no Hemisfério Norte e no sentido anti-horário no Hemisfério Sul. Os padrões estabelecidos pelas análises de Ekman ficaram conhecidos como Espiral de Ekman, um dos mecanismos mais importantes que compõem a circulação oceânica.

A Corrente do Golfo

Antes mesmo da colonização da América do Norte, os primeiros exploradores conheciam os efeitos da Corrente do Golfo, o que foi documentado pela primeira vez pelo conquistador espanhol Ponce De Leon, em 1513. O navegador constatou durante uma viagem através do Oceano Atlântico que as embarcações foram empurradas para trás por uma corrente que era mais forte do que os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com