TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Costa Rica E Guatemala

Dissertações: Costa Rica E Guatemala. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  966 Palavras (4 Páginas)  •  362 Visualizações

Página 1 de 4

COSTA RICA

Relevo : possui montanhas com muitos vulcões ativos, um conjunto de cordilheiras escarpadas e planícies costeiras.

Clima: é tropical e subtropical, mas varia bastante de acordo com a altitude. Existe uma estação seca de Novembro a Abril e uma estação chuvosa entre Maio e Outubro.

Vegetação: A vegetação costarriquenha é selva tropical composta por savanas e bosques tropicais úmido, seco e misto. Os parques nacionais têm grande importância no país, ao todo são 20 e ocupam 11% do território. Além disso, a Costa Rica conta com oito reservas ambientais.

Hidrografia: Poucos rios são navegáveis, mas têm potencial hidráulico elevado. Na vertente do Atlântico destacam-se o San Juan, o Frio, o Tortuguero, o Reventazón e o Sixaola. Dos rios que correm para o Pacífico merecem referência o Tempisque, o Grande de Tárcoles e o Grande de Térraba.

Problemas Ambientais e ecológicos: O país enfrenta problemas com a administração de áreas protegidas, a crescente contaminação do ar, do solo e das fontes d'água. O problema mais grave e difícil de reverter é a geração de gases de efeito estufa, que na última década aumentou 43,2%, devido principalmente ao rápido crescimento do parque automotivo.

Economia: Moeda: Colón costa-riquenho

A economia é dependente do turismo, agricultura e exportações de produtos eletrônicos. A economia do país assenta, sobretudo, nas exportações de café e bananas.

Aspectos Humanos: Atualmente seu IDH é o 7º melhor da América Latina e o segundo da América Central. O Catolicismo Romano é a religião oficial do país. O idioma falado no país é o espanhol e o inglês.

Cultura: Na música, os costarriquenhos conservam suas tradições folclóricas, principalmente a dança nacional chamada punto guanacasteco. Praticam também dança de rua, eletrónicas, rock entre outras.

A culinária da Costa Rica é conhecida por ser saborosa e bastante suave, incluindo muitos frutos e vegetais. O acompanhamento principal consiste de arroz e feijão preto, o qual, em muitos lares, é comido nas três refeições do dia.

Atualidades: Uma pesquisa feita em junho deste ano concluiu que em Nicoya, uma cidade da Costa Rica, é o lugar onde há maior expectativa de vida no mundo. A chance de chegar aos 100 anos é sete vezes maior que no Japão, que tem um dos melhores índices de longevidade.

Desafios: Um desafio enfrentado pelo governo é a imigração de nicaragüenses, que também são a principal fonte de mão-de-obra não qualificada no país.

Atacar a inflação é outro problema sério devido à inflexibilidade da mão-de-obra, déficits fiscais e aumento dos preços de importações.

O país tem muitos desafios a superar: um exemplo deles é em relação à maiores decisões de longo prazo em infraestrutura (isso inclui aeroportos, portos, novas rodovias).

GUATEMALA

Relevo: O país é montanhoso, porém ao norte, se encontra uma zona baixa e de selva.

Clima: O clima na Guatemala é o tropical quente, sendo mais temperado nas áreas de planície. É um clima que conta com uma alta humidade e com temperaturas médias acima dos 20 graus centígrados. É um país onde irá encontrar um clima agradável com temperaturas amenas praticamente durante quase todo o ano.

Vegetação: Nas regiões montanhosas, as florestas de carvalhos predominam sobre às vertentes mais baixas, rendendo o lugar às florestas de coníferas. Orchidées e muitas outras variedades de flores empurram ligeiramente por toda a parte no país

Hidrografia: O país se divide em duas vertentes hidrográficas: A do mar de Antilhas, de grande extensão, compreende, entre outros rios, o Usumacinta, que deságua em direção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com