TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTO HUMANO

Trabalho Universitário: DESENVOLVIMENTO HUMANO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/11/2013  •  5.621 Palavras (23 Páginas)  •  556 Visualizações

Página 1 de 23

Introdução

O trabalho é relacionado ao desenvolvimento humano, diferenças socioeconômicas, globalização, industrias, energias e tecnologias. Tem como objetivo explicar o mecanismo de inclusão de territórios industriais na nova dinâmica do capitalismo e informação global. Analisar o reordenamento espacial das indústrias de alta tecnologia no território brasileiro e no mundo, avalaiando suas possibilidades e limites no contexto das novas fronteiras do capitalismo golobal, e localizar a distribuição uso de tecnologias energéticas limpas. (solar, eólica e geométrica) e de tecnologias alternativas(álccol etílico, biomassa, nuclear biodiesel), avaliando os impactos ambientais gerados pelas tecnologias alternativas. Tem como princípio, passar uma visão mais ampla da gografia para o aluno, possibilitando assim, melhoria no fluxo de informações.

Conclusão

Com esse trabalho pude concluir que a globalização é uma consequência inevitável do capitalismo, e um fenômeno que acontece por causa das empresas que montam filiais em outros países e se tornam multinacionais ou transnacionais. Ela trás com si vários fatores positivos e negativos.

O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é um dado utilizado pela Organização das Nações Unidas (ONU) para analisar a qualidade de vida de uma determinada população. E isso é importante para que possamos saber como estamos vivendo em sociedade.

A industria de base foi importante porque sem ela o Brasil exportaria o produto bruto e depois teris que importar o produto Já formado como o ferro e aço,então com industria o Brasil exportaria o produto Já formado com um valor maior e isso aumentaria a economia.

Sumário

Introdução ...............................................................................................01

Desenvolvimento

...............................................................................................02

1. Desenvolvimento humano

Índice de desenvolvimento humano

O IDH consiste numa medida que sintetiza os diversos índices de desenvolvimento humano. 0u seja, mede os progressos registrados, em média, num determinado país, em três dimensões básicas do desenvolvimento humano:

- Vida longa e saudável, medida pela esperança de vida ao nascer;

-Nível de conhecimentos, medido pela taxa de alfabetização de adultos e pela taxa de escolarização bruta combinada do ensino fundamental e médio e superior;

Nível de vida digno, medido pelo PIB per capita.

A Heterogeneidade dos países em desenvolvimento

Entre as décadas de 19.10 e 1960, várias guerras e guerrilhas de libertação nacional eclodiram na África e na Ásia e houve um generalizado processo de descolonização nesses continentes. Nessa época surgiram vários novos países independentes, todos marcados por profundos problemas socioeconômicos: altas taxas de natalidade e mortalidade, baixa expectativa de vida, subnutrição, analfabetismo e muitos outros problemas associados à pobreza extrema.

Estatísticas e avaliações de organismos internacionais, como a ONU e suas agências e o Banco Mundial, demonstravam (e ainda demonstram) que a maioria dos povos que habitam essas ex-colônias tem um padrão de vida muito inferior ao considerado mínimo para atendimento das necessidades básicas de alimentação, moradia, saneamento básico, saúde, educação e trabalho. Esses países apresentam baixos índices de desenvolvimento humano e econômico. Os novos Estados africanos e asiáticos (e a maioria das nações latino-americanas, independentes desde o século XIX) têm, além de diversos problemas em sua estrutura social e política, economias frágeis e dependentes.

Diferenças socioeconômicas

As economias de baixa e média renda são muitas vezes definidas como economias em desenvolvimento. Não se pretende com isso concluir que todas as economias deste grupo estão vivenciando desenvolvimento similar ou que as outras economias são superiores ou atingiram o estágio final de desenvolvimento. Por outro lado os países de alta renda são em geral definidos como economias desenvolvidas, mas há exceções: a Arábia Saudita por exemplo é um país de alta renda mas não é considera desenvolvido. Segundo o Banco Mundial, há nos países por ele designados "em desenvolvimento', sobretudo nos da chamada África Subsaariana, onde está a maioria dos "países menos desenvolvidos", um elevado percentual de pobres na população. São pessoas que vivem com menos de 2 dólares por dia, portanto, abaixo da linha da pobreza.

Desenvolvimento e subdesenvolvimento são realidades opostas, porém inseparáveis, resultantes do processo de mundializaçáo do capitalismo. Desde as Grandes Navegações e os descobrimentos, no século XVI, houve grande transferência de riqueza das colônias para as metrópoles, fruto da exploração colonialista e imperialista. Como mostra a tabela à seguir, a diferença de renda no mundo (considerando a renda per capita dos países e regiões) não era muito pronunciada no início das Grandes Navegações mas foi aumentando ao longo do desenvolvimento desigual do capitalismo e tornou-se muito profunda no período contemporâneo. O desenvolvimento capitalista foi maior no novo mundo, sobretudo nos Estados Unidos, no Japão e na Europa Ocidental, onde se encontram os países desenvolvidos, e muito baixo na América Latina, na Ásia (excetuando o Japão) e especialmente na África, o continente que mais sofreu com o imperialismo europeu eque menos cresceu economicamente no período.

1.3 - Índice de percepção da corrupção e estados falidos

É possível ter uma ideia do grau de corrupção na maioria dos países com base no Índice de Percepção da Corrupção (IPC). O IPC é elaborado anualmente pela Transparência Internacional, organização não governamental com sede em Berlim (Alemanha). Com base nesse índice essa ONG classifica os países segundo o grau de corrupção percebido no setor público. O IPC varia de zero (altamente corrupto) a dez (altamente limpo). É baseado em pesquisas e entrevistas feitas por variadas entidades junto a diversos setores da sociedade mundial e de cada

...

Baixar como (para membros premium)  txt (37.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com