TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DAS AULAS

Por:   •  23/10/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.143 Palavras (9 Páginas)  •  216 Visualizações

Página 1 de 9

DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DAS AULAS

INTRODUÇÃO

Este trabalho, serviu para observar a prática docente, como o professor faz o projeto de suas aulas, atividades, trabalhos e avaliações. Foi estudado também questões como postura, didática, material utilizado, infraestrutura do colégio e da sala de aula, e tudo que envolve o magistério e a educação, inclusive o comportamento dos alunos.

CARACTERIZAÇÃO DA ESCOLA

O colégio em que foi realizado o Estágio de Observação de Vivência Docente foi a Unidade Escolar Profa. Iracema Ferreira de Araújo – Cema, localizada no Centro da cidade de São Joao Batista-MA.

A escola conta com alguns funcionários como zeladores, secretários, professores, diretores, entre outros.

Quanto à estrutura física, a escola é modesta ocupa 750m² na Praça da matriz, foi recentemente reformado, é um local muito bonito, bem guardado e organizado. Quando se entra na escola, pode-se ver alguns trabalhos expostos de diversas disciplinas nos murais efetivados pelos alunos. O espaço sala de aula também é bem cultivado, com carteiras razoavelmente confortáveis e permite, em média, 25 a 30 alunos por turma.

Os alunos usam o uniforme e permanecem nas salas enquanto aguardam o sinal para início das aulas. O que se pode notar nos alunos da escola é que em sua maioria são alunos de classe baixa, distinta dos das escolas particulares onde as rendas são mais altas.

A escola é de importância para o lugar onde está instalado porque abriga uma quantidade bom de alunos, desde do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

HISTÓRIA DE VIDA DO PROFESSOR

O professor que conferiu o estágio e quem a aula tive a chance de analisar está lecionando nesta escola há 8 anos, tendo começado suas atividades no início do período letivo de 2009, ensinando com turmas do 6º, 7º, 8º e 9º ano. Segundo ele, o livro didático é bom, mas não pode se prender completamente a ele, carecendo sempre ter alguma informação extra para passar aos alunos.

Tem alguns obstáculos em questão de disciplina com os alunos as vezes, pois, faltam demais, moram longe e têm dificuldades de virem para a escola, sendo assim, mais trabalhoso pois, as vezes tem que repetir a matéria dada anteriormente.

A visão que ele tem hoje do ensino do Brasil é que não é das melhores qualidades. Quando iniciou sua licenciatura queria dar uma mudada o rumo do ensino na cidade, tentando aperfeiçoar a educação, contudo afiança que é muito difícil, as próprias normas das escolas não permitem. Diz também que até as Faculdades têm dificuldades de preparar o alunado para ser professor verdadeiramente, que essa prova só se pega através da prática, lecionando.

PLANEJAMENTO DE AULA

Em relação ao planejamento de aulas, vou fazer um resumo total de todos assuntos abordados pelo professor, e temas de aula, assim como o material aproveitado e atividades.

As aulas perduram 45 minutos, e os temas trabalhados foram com deferência à população mundial, meio ambiente, abordando taxa de natalidade, taxa de mortalidade, expectativa de vida, mortalidade infantil. Todas as aulas foram antes planejadas, o professor estuda o conteúdo em casa e faz um plano de aula, com tema, conteúdo, atividades de aula. Com relação às atividades de aula, foram dados questionamentos para os alunos contestarem, exercícios no livro, avaliações, e depois no dia da entrega das mesmas foi mandado copiar a prova com a apuro no caderno.

Com analogia às lições de casa eram pedidas alguns temas para responder no livro ou questões realizadas pelo professor na aula anterior, e na entrega ele dava visto na atividade e nas avaliações.

Quanto ao adiantamento do conteúdo, eram efetivadas aulas expositivas, fazendo algumas ligações com a realidade do local e alistando o que estava no livro didático, além de algumas contemporaneidades, como no caso do tema natalidade, que foi colocada a questão da China, onde há controle rigoroso de natalidade.

O material aproveitado nas aulas foram os mais clássicos, como quadro negro, giz, livro didático e avaliações, mas foram utilizados em aulas anteriores ao início das minhas observações, jogos produzidos pelo professor e depois jogados por eles, que segundo o professor, contribuem para assimilação do conteúdo e para a interatividade da sala.

RELATÓRIO DE AULA

Primeira aula:

A primeira aula de observação foi no dia 21/03/2018 às 13h15min com término às 14h00min, e ocorreu na sala de alunos da sexto ano do ensino fundamental.

Ao entrarem a sala de aula, os alunos estavam muito agitados, típico de conduta de alunos com essa fixa etária de 11 a 13 anos, e talvez meu comparecimento tenha causado um pouco de curiosidade por parte deles, muitos vindo dialogar comigo sobre o que estava fazendo ali, se era professor.

O professor iniciou as atividades anotando no quadro negro a data e o assunto que seria abordado ao lado com as respectivas páginas. Logo em seguida, fez alguns questionamentos com relação à taxa de natalidade, taxa de mortalidade e expectativa de vida.

Os alunos respondiam em seus cadernos aos questionamentos atribuídos em sala enquanto o professor dava visto nas atividades pedidas antes (lições de casa). Após acabar os vistos ela retoma a aula corrigindo oralmente a atividade imposta.

O que achei atraente e bom para o aprendizado das crianças foi o professor sempre retomar alguma consideração de aulas anteriores, deixando somente que eles repliquem, sem responder primeiro, ele completava com atualidades, relacionando o tema com a realidade, e assim os alunos iam assimilando melhor o conteúdo.

Por exemplo, ao tratar da natalidade, foi indagado quantos filhos os avós dos alunos tinham naquela época, conferindo com os de hoje e explanando o porquê dessa diferença atual do número de filhos por casal.

Ao fim desta primeira aula, o professor mostrou alguns jogos feitos ele em uma atividade anterior e que foram aproveitados pelos alunos. Segundo o professor, essa atividade foi boa para assimilação do conteúdo, e isso é muito bom, pois beira o aluno do professor, os alunos dos outros alunos, e esperta maiores interesses.

Os alunos são bem barulhentos em sua maioria, somem um pouco mas prestam atenção nas horas devidas.

Se estivesse ensinando no lugar dele, eu a realizaria similar com a forma que ele trabalhou na sala de aula, apenas evitando perder muito tempo com o visto nos cadernos, já que esta atividade gastou boa parte do horário da aula.

Segunda aula:

A segunda aula de observação foi no dia 22/03/2018 às 13h15min com término às 14h00min, e ocorreu na sala de alunos do sétimo ano do ensino fundamental.

Começou a aula dizendo boa tarde, escrevendo a data no quadro e o conteúdo da avaliação que seria aplicada no dia 26/03/2018. O conteúdo seria sobre regionalização, população e fuso horário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (98.6 Kb)   docx (16.8 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com