TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desmatamento No Brasil

Monografias: Desmatamento No Brasil. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2014  •  519 Palavras (3 Páginas)  •  365 Visualizações

Página 1 de 3

História do desmatamento no Brasil

O desmatamento, também chamado de desflorestamento, nas florestas brasileiras começou no instante da chegada dos portugueses ao nosso país, no ano de 1500. Interessados no lucro com a venda do pau-brasil na Europa, os portugueses iniciaram a exploração da Mata Atlântica.

Desmatamento na Amazônia e na Mata Atlântica

Desde então, o desmatamento em nosso país foi uma constante. Depois da Mata Atlântica, foi a vez da Floresta Amazônica sofrer as conseqüências da derrubada ilegal de árvores. Em busca de madeiras de lei como o mogno, por exemplo, empresas madereiras instalaram-se na região amazônica para fazer a exploração ilegal. Um relatório divulgado pela WWF (ONG dedicada ao meio ambiente ) no ano de 2000, apontou que o desmatamento na Amazônia já atinge 13% da cobertura original. O caso da Mata Atlântica é ainda mais trágico, pois apenas 9% da mata sobrevive a cobertura original de 1500. Embora os casos da Floresta Amazônica e da Mata Atlântica sejam os mais problemáticos, o desmatamento ocorre nos quatro cantos do país.

Urbanização e desmatamento

O crescimento das cidades também tem provocado a diminuição das áreas verdes. Áreas enormes de matas são derrubadas para a construção de condomínios residenciais e pólos industriais. Rodovias também seguem neste sentido. Cruzando os quatro cantos do país, estes projetos rodoviários provocam a derrubada de grandes faixas de florestas.

Queimadas e incêndios

Outro problema sério, que provoca a destruição do verde, são as queimadas e incêndios florestais. Muitos deles ocorrem por motivos econômicos. Proibidos de queimar matas protegidas por lei, muitos fazendeiros provocam estes incêndios para ampliar as áreas para a criação de gado ou para o cultivo.

As ações contra o desmatamento

Embora todos estes problemas ambientais estejam ainda ocorrendo, verifica-se uma diminuição significativa em comparação ao passado. A consciência ambiental das pessoas está alertando para a necessidade de uma preservação ambiental. Governos de diversos países e ONGs de meio ambiente tem atuado no sentido de criar legislações mais rígidas e uma fiscalização mais atuante para combater o crime ecológico. As matas e florestas são de extrema importância para o equilíbrio ecológico do planeta Terra e para o bom funcionamento climático. www.suapesquisa.com/desmatamento

Conclusao

Nós aprendemos que desde quando os portugueses chegaram ao Brasil eles exploraram muito a madeira denominada pau-brasil que era vendida na Europa e então começaram a explorar a mata atlântica desde ai o desmatamento aqui no Brasil ficou constante, depois da mata atlântica foi a vez da floresta amazônica ser explorada e então empresas de madeira se instalaram por lá pois ia dar muita economia.

A diminuição da área verde também ocorre para construções de cidades,rodovias,condomínios e pólos industriais.

Outro problema sério é as queimadas e incêndios florestais muitos deles ocorrem por motivos econômicos, os fazendeiros provocam alguns incêndios para ampliar suas terras, outros tipo de queimada ocorre por descuido por

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com