TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Domínio Do Cerrado

Casos: Domínio Do Cerrado. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  498 Palavras (2 Páginas)  •  505 Visualizações

Página 1 de 2

DOMÍNIO DO CERRADO

Corresponde, de maneira geral, ao clima tropical típico ou semi-úmido, à vegetação de cerrado - que apresenta várias semelhanças com as savanas africanas - e ao planalto Central do Brasil, O relevo do cerrado é geralmente plano com suaves ondulações, o que resulta em grandes planaltos com suas "chapadas" e "chapadões". Os solos do cerrado geralmente são profundos, azonados, de coloração avermelhada ou amarelada, porosos, permeáveis, bem drenados e consequentemente, intensamente lixiviados. Exibe uma enorme biodiversidade vegetal e animal, patrimônio ameaçado pelo crescimento das monoculturas, como a soja, a pecuária extensiva, a carvoaria e o desmatamento causado pela atividade marceneira e por frequentes queimadas, devidas tanto as altas temperaturas, quanto ao infortúnio do descuido humano. Possui riquíssima flora com mais de 10.000 espécies de plantas.

O Cerrado é o segundo maior bioma brasileiro, estende-se por uma área de cerca de 2 milhões de km².

Podemos encontrar a vegetação de cerrado, principalmente, na região centro-oeste do Brasil, ou seja, nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Tocantins. Está presente também nas seguintes regiões: oeste de Minas Gerais e sul do Maranhão e Piauí.

Localização No Mapa

Nos vales fluviais é comum o aparecimento das matas-galerias, ou matas ciliares, vegetação mais diversificada que o cerrado e constituída por árvores de maior porte. A vegetação exibe árvores retorcidas, de folhas ásperas e casca grossa e rugosa com raízes de até 15 metros para a busca de água em regiões profundas do solo, em épocas de seca. Normalmente não formam grupos compactos, e sim entremeados de vegetação baixa como grama e arbustos. Nas regiões onde o Cerrado predomina, o clima é quente e há períodos de chuva e de seca, com incêndios espontâneos esporádicos, com alguns anos de intervalo entre eles, ocorrendo no período da seca.

Chapada dos Veadeiros no Parque Nacional das Emas – GO

A área ocupada pelo Cerrado é cortada por três das maiores bacias hidrográficas da América do Sul, que têm lá suas nascentes: Bacia do Araguaia-Tocantins, Bacia do Prata e Bacia do Rio São Francisco.

A rede hidrográfica dos Cerrados apresenta características bastante diferenciadas, em função da sua localização, extensão territorial e diversidade fisiográfica. O regime fluvial dos rios da região encerra notáveis diferenças nas características físicas de suas bacias de drenagem e nas diversas influências climáticas a que estão submetidas.

A ação antrópica é mais acentuada nas áreas de solos férteis e florestais, onde ocorrem desmatamentos irreversíveis. Nas áreas propriamente de cerrados e solos pobres, a ocupação, embora ainda incipiente do ponto de vista econômico, aumentou muito desde os anos 1980 e ocorre tanto pela pecuária extensiva quanto pelas monoculturas (soja, principalmente). Nesse domínio, a pecuária extensiva pouco modifica a paisagem, ao contrário do que ocorre na Amazônia, onde é necessário derrubar a floresta para plantar capim, enquanto as monoculturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com