TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ENS. MÉDIO 01. (ENEM 2010)A Inglaterra Pedia Lucros E Recebia Lucros. Tudo Se Transformava Em Lucro. As Cidades Tinham Sua Sujeira Lucrativa, Suas Favelas Lucrativas, Sua Fumaça Lucrativa, Sua Desordem Lucrativa, Sua Ignorância Lucrat

Artigo: ENS. MÉDIO 01. (ENEM 2010)A Inglaterra Pedia Lucros E Recebia Lucros. Tudo Se Transformava Em Lucro. As Cidades Tinham Sua Sujeira Lucrativa, Suas Favelas Lucrativas, Sua Fumaça Lucrativa, Sua Desordem Lucrativa, Sua Ignorância Lucrat. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/11/2013  •  1.012 Palavras (5 Páginas)  •  2.745 Visualizações

Página 1 de 5

ENS. MÉDIO

01. (ENEM 2010)A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos- fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder.

DEANE, P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).

Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?

a) A facilidade em se estabelecerem relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.

b) A facilidade em se estabelecerem relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.

c) A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas.

d) A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística.

e) O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.

02. Na primeira Revolução Industrial ocorreram diversas mudanças sociais e econômicas, além de transformações na paisagem. Na segunda revolução essas mudanças se intensificaram e na terceira revolução observamos mais transformações no espaço sócio cultural e político das sociedades, dentre essas mudanças podemos aceitar como correto:

a) Intensificou o mercado interno dos países que passaram a se concentrar em seus pólos industriais locais.

b) Diminuiu as distâncias geográficas no tempo e no espaço nas sociedades modernas.

c) Alterou o modo das pessoas se relacionarem, agora de foram mais virtual e rápida, com acesso a uma gama extraordinária de informações.

d) Proliferou a informação a todos os lugares do planeta com acesso as tecnologias e parafernálias eletrônicas de vários tipos, modelos e marcas

e) Todas as alternativas estão corretas.

03. (UDESC 2008) As questões abaixo referem-se aos movimentos operários, no contexto da Revolução Industrial do século XIX.

I – Ao longo do século XIX a consolidação do capitalismo tornaria as condições de vida e de trabalho do nascente proletariado extremamente precárias.

II – O ludismo traduz as primeiras manifestações de resistência da nascente classe operária que ocupou os últimos anos do século XVIII e os primeiros do século XIX.

III – Em meados do século XIX a greve geral dos trabalhadores na Europa, organizada pelo sindicato que representava a classe operária, provocou importantes mudanças na legislação trabalhista da época.

IV – O movimento cartista, movimento operário que surgiu na primeira metade do século XIX, não se constituiu um fato isolado, pois foi precedido de greves, motins, insurreições e outras manifestações da classe operária.

V – Na segunda metade do século XIX, e principalmente com a formação das associações internacionais dos trabalhadores, percebeu-se uma estreita relação entre o marxismo e o movimento operário europeu.

a) Somente as afirmativas I, II, III e IV são verdadeiras.

b) Somente as afirmativas I, II, IV e V são verdadeiras.

c) Somente as afirmativas IV e V são verdadeiras.

d) Somente as afirmativas II e III são verdadeiras.

e) Todas as alternativas estão corretas.

04. (UFPB 2008) O mundo do trabalho, entre 1760 e 1850, passou por um conjunto de mudanças, tanto no campo econômico como no campo social. As inovações tecnológicas tiveram grande importância nesse processo, conhecido como Primeira Revolução Industrial. Sobre essa temática, pode-se afirmar:

I. A Primeira Revolução Industrial, apesar de também ser conhecida como Revolução Industrial Inglesa, não ocorreu apenas na Inglaterra. Na verdade, as principais inovações tecnológicas do período ocorreram na França, na Península Ibérica e na Alemanha.

II. A tradicional produção de tecidos de lã, durante a Revolução Industrial Inglesa, continuou ativa. No entanto, foi a produção de tecidos de algodão que melhor expressou

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com