TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ebola Epidemia Mundial

Pesquisas Acadêmicas: Ebola Epidemia Mundial. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/10/2014  •  2.573 Palavras (11 Páginas)  •  303 Visualizações

Página 1 de 11

Imagem

EPIDEMIAS MUNDIAIS: VÍRUS EBOLA

NOME: Sabrina Costa Silva N°35 3° ano A

ORIENTADOR: Sônia COMPETÊNCIA: Geografia

O EBOLA 

A primeira vez que o vírus Ebola surgiu foi em 1976, em surtos simultâneos em Nzara, no Sudão, e em Yambuku, na República Democrática do Congo, em uma região situada próximo do Rio Ebola, que dá nome à doença. Os cientistas identificaram cinco tipos diferentes do ebola, sendo que três são os mais perigosos: bundibugyo, sudão e zaire. A epidemia atual é do ebola-zaire.

ORIGEM

O Ebola é uma doença causada por vírus do gênero Ebolavirus, que compreende cinco diferentes espécies de vírus: Bundibugyo ebolavirus (BDBV), Zaire ebolavirus (EBOV), Sudan ebolavirus (SUDV), Reston ebolavirus (RESTV) e Taï Forest ebolavirus (TAFV). Segundo dados da OMS, somente os três primeiros tipos de vírus têm sido associados à ocorrência de surtos de Ebola na África. Apesar da espécie Reston ebolavirus, encontrada na China e nas Filipinas, poder infectar humanos, nenhum caso da doença por este tipo de Ebolavirus foi registrada até o momento. Já a espécie Tai Forest está associada a casos da doença em animais, como chipanzés e gorilas.

Imagem

PORTADOR NATURAL DO VÍRUS

Os morcegos da família Pteropodidae, conhecidos como morcegos-de-fruta, são considerados como hospedeiros naturais do vírus. O ebola é transmitido de animais para humanos e no contato com fluídos corporais de pessoas infectadas. Dependendo do tipo de vírus, ele tem uma taxa de mortalidade de até 90%.

O mapa abaixo, da Organização Mundial da Saúde, mostra onde o morcego vive. É a parte pontilhada do mapa. Em azul, países que receberam, em laboratório, macacos ou porcos infectados com ebola vindos das Filipinas - importante explicar que esses casos foram do ebola-reston, que não afeta humanos. Em amarelo, países onde houve ocorrência de animais com o vírus. Os países que já tiveram casos do ebola em humanos estão em laranja: os que enfrentaram surtos (laranja-escuro) e os que receberam pacientes "importados" de outros países (laranja-claro). O mapa engloba todos os surtos, não apenas o atual.

Imagem

PAÍSES AFETADOS

Imagem

O surto começou em vilarejos rurais na Guiné, país do oeste africano, em março deste ano. Nos meses seguintes, ele se espalhou por dois países vizinhos, Serra Leoa e Libéria. Segundo a organização Médicos Sem Fronteiras, a epidemia está diminuindo na Guiné. No entanto, aumentou o número de casos em Serra Leoa e Libéria.

Autoridades de saúde estão em alerta após ser detectado o primeiro caso na Nigéria. Na última semana, um homem da Libéria morreu de ebola em Lagos, a maior cidade nigeriana. A notícia é preocupante porque, antes de chegar à Nigéria, o homem passou por Togo, e os sintomas começaram a aparecer ainda na viagem de avião. A OMS enviou equipes para a Nigéria e para o Togo, e o hospital onde ele morreu está em quarentena.

Também foram registrados casos de médicos infectados. O médico Sheik Humarr Khan, considerado um dos melhores especialistas sobre o vírus de Serra Leoa, contraiu o ebola e está sendo tratado. O governo da Serra Leoa classificou o médico como um "herói" pelos seus esforços para controlar a doença. Além dele, o médico americano Kent Brantly, que tratava pacientes na Libéria, também foi infectado.

Até o surto atual, as epidemias ficavam restritas a vilarejos rurais em áreas remotas da África Central. Segundo a Organização Mundial da Saúde, o surto atual é a 24ª epidemia de ebola desde a identificação do vírus. O ebola nunca foi registrado fora do continente africano. 

LOCALIZAÇÃO GEOPOLÍTICA 

GUINÉ

Imagem

AFRICA OCIDENTAL

AREA: 245.857 KM²

POPULAÇÃO: 9402.000 HABITANTES

IDH: 0,466 (156°).

CAPITAL: CONACRI

INDIOMA: FRANCES, FULANI, MALINQUÊS, SUSSU, KISSI.

RENDA PER CAPITA: US$ 2.160

MORTALIDADE INFANTIL: 155%

SERRA LEOA

Imagem

AFRICA OCIDENTAL

AREA: 71.740 KM²

POPULAÇÃO: 5.525.000 HABITANTES

IDH: 0,298 (169°)

CAPITAL: FREETOWN

INDIOMAS:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.1 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com