TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Economia Classica

Trabalho Universitário: Economia Classica. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2014  •  762 Palavras (4 Páginas)  •  295 Visualizações

Página 1 de 4

ECONOMIA CLÁSSICA

São indispensáveis para a compreensão da organização histórica do espaço geográfico e social, as ideias modernas sobre o pensamento econômico. Assim, não há como não falar de Adam Smith, considerado o pai da economia moderna, e demais pensadores como Thomas Malthus, Karl Marx e John Keynes. A partir dos pensamentos copiados, aperfeiçoados, elaborados e criticados por eles, varias teorias foram "derrubadas" e outras "sustentadas" ate os dias de hoje

Adam Smith, em sua obra Riqueza das Nações, explicou a origem do valor e o preço do trabalho. Dessa forma, Drouin explicou que: em menor escala, o preço do produto depende do trabalho empregado nele e em maior escala o preço depende de outros fatores como a terra e matéria prima. Ele também afirmou que a divisão do trabalho era mais viável, já que cada trabalhador produzindo uma parte do produto, poderia conhecer melhor seu trabalho e desenvolver ferramentas mais eficazes, além de economizar do tempo da troca de função. Smith, afirmou que a concorrência traria preços mais baixos, pios o produtos que aumentasse muito seu preço perderia seus clientes, sendo obrigado a baixar os preços ou falir, chamando esse fenômeno de Mão Invisível. Ele afirmou ainda que cabe ao estado a proteção do espaço, do povo, e dos meios de produção e comercio, e ele deve ainda ser manutenido por um sistema tributário que não penalize o produtor.

Já Thomas Robert Malthus, levantou a teoria que mostrava a defasagem da produção agrícola em relação ao crescimento populacional, prevendo uma escassez de alimentos. Porém essa teoria por mais aceita que fosse na época, não se sustentou, e hoje é visto que a agricultura não é empecilho para o crescimento populacional. Ele também era a favor de uma re distribuição financeira em favor dos mais desprovidos.

Reformulando a teoria do valor-trabalho, aparece David Ricardo, que apresentou uma forma de distribuição da renda. Ele admite que esta embutido no valor das mercadorias o trabalho humano e os bens de produção, as ferramentas e técnicas empregadas. Ricardo, admite que o preço dos produtos variam de acordo com o trabalho empregado, as técnicas, a escassez de matéria-prima e a disponibilidade. Ele afirma ainda , que o valor do trabalha esta atrelado ao preço dos produtos, pois se os bens básicos aumentarem de valor o preço da mão de obra também aumentam. Ele, assim como Thomas, também acreditava no controle da população como um modo de manter os salários acima do mínimo necessário. Ele criou a lei das vantagens corporativas, onde um pais prioriza importar determinado bem ao invés de produzir, devido a viabilidade financeira.

Karl Marx, previa grandes discriminação de classes, principalmente entre proletariado e a burguesia, disse que isso era fundamental para que houvesse uma revolta da classe trabalhadora, criando a sociedade socialista. Ele acreditava que a perda da dignidade se dá quando um trabalhador é alienado ao trocar seu trabalho por um salário, sendo que só com uma revolução poderia se reter o controles dos meios de produção. De acordo com Drouim, a divisão do trabalhador apontada por Adam Smith, tinha resultados sociais perversos, pois tornaria o trabalhador uma engrenagem na produção de um produto e o distanciaria do mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com