TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura

Dissertações: Estrutura. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/3/2015  •  768 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

Estrutura das demonstrações financeiras

O conceito do ativo nas demonstrações financeiras que ele representa os bens e direitos que a empresa possui. Sendo ele divido em três grupos que são: o circulante, realizável longo prazo e permanente.

Num balanço da empresa mostra o volume de recursos parasse manter ou aumentar seu ativo e também além disso, mostra como os recursos serão distribuídos dentro do ativo, tendo em média noção que em quanto tempo esses recursos irão ser recuperados ou novamente transformados em dinheiro.

O conceito do passivo que representa as dívidas e obrigações que a empresa possui, sendo divido em três grupos que são: o circulante, exigível ao longo prazo e patrimônio líquido.

Já a demonstração de resultado mostra as receitas, despesas e custos, diferentemente do ativo e passivo, que mostram o saldos de cada conta, o propósito da demonstração de resultado é mostrar a soma dos valores do período, isto é, lucro ou prejuízo somando as receitas diminuindo as despesas ou custos, obtendo assim os resultados.

Tendo em vista assim quanto maior os lucros que a empresa ter obtido sua capacidade de investir em seus ativos, utilizando seus próprios recursos.

O capital de giro é um fluxo constante de recursos utilizados para aquisição de estoques, financiamento de vendas aos clientes e em caso de sobras, utilizando em aplicações financeiras temporárias.

O recursos de terceiros são as dividas de curto e longo prazo mostrado no passivo, tendo origem de duas formas recursos naturais ou operacionais e recursos não operacionais.

A liquidez é a rapidez ou tempo com que os ativos se transformam em dinheiro, é determinada pela a natureza ou utilidade de um ativo.

O capital próprio é representado pelo patrimônio liquido, sendo recursos que pertencem aos sócios e que estão sendo utilizados na empresa, ele representa apenas o registro dos recursos que estão sendo utilizados no ativo.

A estrutura de capital é a relação entre os volumes de fontes e aplicações de recursos.

A legislação societária é o tipo utilizado por todas as empresas LTDA e S.A.de capital fechado, sendo o mais comum e o mais encontrado.

A correção integral ou moeda constante é a forma obrigatória para S.A. de capital aberto, este tipo de balanço é regulamentado pela CVM(Comissão de Valores Mobiliários)

Os tipos de índices financeiros eles fornecem uma ferramenta muito útil para recolher informações das demonstrações financeiras de um empresa. O índice selecionados para uso pelo analista dependem da razão pela qual se faz a análise.

A análise vertical tem por objetivo determinar a relevância de cada conta em relação a um valor total, sendo que no balanço patrimonial calcula-se a participação relativa das contas, tomando-se como base o seu capital total e na demonstração de resultados, o referência passa a ser o valor da receita operacional liquido. Uma das utilidades da análise vertical é a de permitir a montagem da estrutura de capital de qualquer empresa.

A análise horizontal tem por objeto demonstrar o crescimento ou queda ocorrida em itens que constituem as demonstrações contábeis em períodos consecutivos, comparando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com