TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Estrutura Geológica Da Terra

Dissertações: Estrutura Geológica Da Terra. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  730 Palavras (3 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 3

A estrutura geral do planeta Terra é composta por domínios heterogêneos: crosta terres¬tre, manto e núcleo, além das descontinuidades entre as zonas de transição. A crosta terrestre é a primeira das camadas da Terra, sendo também a menor e mais “fina” entre elas. Sua profundidade oscila entre 5 km a 70 km. Essa camada é subdividida em crosta superior, também chamada de camada sial, e crosta inferior, chamada de camada sima. A primeira é composta predominantemente por silício e alumínio (o que explica a sua denominação) e abriga as formas de relevo e todas as atividades humanas realizadas sobre a superfície terrestre. Já a segunda é composta por silício e magnésio e pode ser mais bem visualizada em regiões oceânicas, onde a camada sial não existe ou é muito fina. O manto terrestre posiciona-se abaixo da descontinuidade de Mohorovicic, que fica abaixo da crosta. É a mais extensa das camadas da Terra e sua profundidade máxima alcança os 2.900 km, ocupando cerca de 80% do volume total do planeta. Sua composição é de silicatos de ferro e de magnésio, e as rochas encontram-se em forma de material pastoso chamado de magma, por causa do calor advindo do interior da Terra, com temperaturas médias de 2.000ºC.O núcleo terrestre também é divido em duas porções: o núcleo externo e o núcleo inter¬no. O conjunto dessas duas porções nucleares é separado das porções mandélicas, ou seja, das porções que formam o manto como um todo, de acordo com a Descontinuidade de Gutenberg. O núcleo externo é composto por uma liga metálica de ferro e níquel em estado de fusão (material viscoso); já o núcleo interno apresenta caráter sólido composto pelo mesmo mate¬rial.

Os minerais são compostos ou substâncias químicas definidas de origem inor-gânica, que se formam na natureza terrestre ou extraterrestre no estado sólido apresentando propriedades físicas que são utilizadas como diagnósticos para classificações e identificações das espécies mineralógicas analisadas. De acordo com Deer (1966), dentre as propriedades físicas mais conhecidas e utilizadas, podemos destacar: A dureza, a clivagem, traço, cor, brilho, hábito cristalino e densidade.

Cada rocha apresenta uma gênese específica de formação e, individualmente, apresenta minerais com afinidades químicas que definem uma série de parâmetros para a sua classifica¬ção. Por exemplo, estrutura, textura, composição mineralógica e ambientes de formação. Existem diferentes tipos de rochas, sendo elas: rochas ígneas ou magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas. Ígneas ou magmáticas: são rochas formadas pelo esfriamento e solidificação de elementos endógenos, no caso, o magma pastoso. São exemplos de rochas magmáticas: granito, basalto, diorito e andesito. Sedimentares: esse tipo de rocha tem sua formação a partir do acúmulo de resíduos de outros tipos de rochas. São exemplos de rochas sedimentares: areia, argila, sal-gema e calcário. Metamórficas: esse tipo de rocha tem sua origem na transformação de outras rochas, em virtude da pressão e da temperatura. São exemplos de rochas metamórficas: gnaisse (formada a partir do granito), ardósia (originada da argila) e mármore (formação calcária).

O Ciclo das Rochas inicia-se com a destruição das rochas da superfície pela ação dos agentes externos, como o intemperismo e a erosão ou aglutinação de ambos. O intemperismo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com