TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relacione A Lei De Terras De 1850, Ao Processo De Manutenção Da Estrutura Monocultora, Latifundiária, Conflitiva E Injusta Que Socialmente Se Mantém No Território Brasileiro (2.0 Pontos)

Pesquisas Acadêmicas: Relacione A Lei De Terras De 1850, Ao Processo De Manutenção Da Estrutura Monocultora, Latifundiária, Conflitiva E Injusta Que Socialmente Se Mantém No Território Brasileiro (2.0 Pontos). Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2015  •  672 Palavras (3 Páginas)  •  696 Visualizações

Página 1 de 3

Disciplina: Escola, Violência e Direitos Humanos

Aluna: Isabel Cristina Rodrigues Pires

Matrícula: 13112080406

Polo: Angra dos Reis

Interessante esse tema e conforme dito da palestra, bastante complexo, porém, ajuda a entender melhor a questão da violência e por sua vez, a violência escola. Precisamos entender que a violência está na história do Brasil desde os primórdios, quando os indígenas sofreram com a colonização, a escravidão imposta pelos fazendeiros. Há uma hierarquia de violência ao longo da história do Brasil.

* A partir dos anos 80 a violência é vista de forma mais clara, fica mais visível o entendimento desse assunto.A violência hoje tem várias características e é complexa de ser abordada. Ela possui caras diferentes, multiplicidades de formas e em muitos casos já é vista como uma forma de sociabilidade e de se relacionar com o mundo;

* Um outro aspecto é o envolvimento cada vez maior de crianças e jovens em situações de violência;

* A violência que já se tornou "natural" para quem convive com ela no dia-a-dia, se tornou banalizada. As atitudes violentas já fazem parte da rotina diária, sendo vista de forma natural.

A violência social e escolar estão relacionadas porque sociedade violenta tende a gerar escola violenta, porém não podemos deixar de citar que a escola não é reprodutora dessa violência, pois podemos dizer que a violência não é fruto da pobreza por exemplo, mas sim de uma a desigualdade enfrentada pela sociedade. Quanto maior for a desigualdade, maior será a violência. Uma escola pode e deve ser exemplo de educação dentro de uma comunidade sofrida com a marginalidade.

Outras causas da violência é economia, o desemprego, a distribuição de renda e ainda a mídia que pode estimular essa violência quando o seu foco sãs as notícias mais violentas.

Devemos ainda deixar claro que a escola também pode ser geradora de violência e esta acontece da seguinte forma:

* Quando o professor critica o aluno em decorrência de uma família desestruturada, pais e brigam muito;

* Quando o aluno está falando na hora da avaliação e o professor "manda" ele calar a boca se não levará zero;

* a forma com que o professor dá menos atenção a um determinado aluno porque ele mais dificuldade de aprendizagem.

São formas de tratamento em sala de aula pelo professor que podem caracterizar violência.

Interessante analisar que nem toda atitude significa violência, pois esta só ocorre quando tem fim destrutivo e pode atingir tanto o físico, quanto o moral.

Podemos citar como manifestações de violência na escola: ameaças e agressões verbais, agressões físicas, assédio do narcotráfico, cultura da violência, violência familiar, depredações e pichações.

uma das violências que interfere diretamente no desenvolvimento escolar do aluno, é a violência familiar, que é muito comum e constante em nossa sociedade afetando direta e indiretamente, ou seja, tanto as crianças são agredidas pelas famílias, mais comum por pais, como acabam assistindo as agressões ocorrias dentro dos lares, onde pai bate em mãe, etc.

A escola precisa abordar esse tema, de forma a buscar trabalhar olhando o aluno como um sujeito e um cidadão e não como um inimigo. Tem que criar espaços para o diálogo com os responsáveis, alunos e comunidade, para que juntos possam desfazer essa imagem da cultura de violência.

A escola precisa entender que o diálogo não deve ocorrer só em sala de aula, mas que ela deve criar situações, opções também fora dela.

Os direitos humanos estudados desde cedo, a longo prazo, é uma forma preventiva de educar e minimizar a violência na escola e na sociedade.

...

Baixar como  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »