TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Exercicio Sobre Bioma

Trabalho Universitário: Exercicio Sobre Bioma. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/11/2014  •  2.093 Palavras (9 Páginas)  •  1.280 Visualizações

Página 1 de 9

Exercício sobre Biomas

(Brasileiro e Mundial)

1. Vegetação típica de regiões costeiras, sendo uma área de encontro das águas do mar com as águas doces dos rios. A principal espécie encontrada nesse bioma é o caranguejo. Essas características são do:

a) Cerrado

b) Mangue

c) Caatinga

d) Pantanal

e) Mata de Cocais

2. O texto abaixo refere-se à qual formação vegetal?

“De origem bastante discutida, essa formação é característica das áreas onde o clima apresenta duas estações bem marcadas: uma seca e outra chuvosa, como no Planalto Central. Ela apresenta 2 estratos nítidos: uma arbóreo-arbustivo, onde as espécies tortuosas têm os caules geralmente revestidos de casca espessa, e outro herbáceo, geralmente dispostos em tufos”.

a) Cerrado

b) Caatinga

c) Floresta tropical

d) Mata semiúmida

e) Formação do Pantanal

3. O Brasil, em razão de sua grande extensão territorial, possui diversos tipos de vegetação, apresentando um complexo mostruário das principais paisagens e ecologias do planeta. Cite os principais biomas existentes no território brasileiro.

( 1 ) Região Norte ( ) Pampa

( 2 ) Região Centro ( ) Cerrado

( 3 ) Região Sudeste ( ) Pantanal

( 4 ) Região Nordeste ( ) Caatinga

( 5 ) Estado do Mato Grosso do Sul ( ) Mata Atlântica

( 6 ) Estado do Rio Grande do Sul ( ) Floresta Amazônica

4. Localizado principalmente na Região Centro-Oeste, esse bioma é caracterizado pela presença de pequenos arbustos e árvores retorcidas, com cascas grossas e folhas recobertas de pelos. Solo deficiente em nutrientes e com alta concentração de alumínio. Marque a alternativa que corresponde ao bioma que apresenta as características descritas.

a) Mangue

b) Caatinga

c) Campos

d) Cerrado

e) Mata de araucária

5. Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s).

a) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada.

b) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução.

c) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas.

d) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros.

e) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte.

f) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.

g) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios.

6. (FUVEST) Dentre os vários aspectos que justificam a diversidade biológica da Mata Atlântica, encontram-se: I. Concentração nas baixas latitudes, associadas a elevadas precipitações. II. Distribuição em áreas de clima tropical e subtropical úmido. III. Ocorrência apenas em planícies litorâneas, que recebem umidade vinda dos oceanos. IV. Ocorrência em diferentes altitudes. Assinale a alternativa que apresenta apenas afirmações corretas. a) l e lll b) l e lV c) ll e lll d) ll e lV e) lll e lV 7. (UFRPE) A Floresta Amazônica cobre a maior parte da Região Norte do Brasil e seus limites avançam pelos estados do Maranhão e do Mato Grosso. Entre as características fitogeográficas dessa floresta podem ser mencionadas as seguintes, exceto: a) plantas de espécies latifoliadas. b) plantas higrófilas c) espécies dominantemente decíduas. d) abundância de plantas produtoras de fibras. e) vegetais de uma mesma espécie localizados muito longe um dos outros. 8. (UFES) A Floresta Amazônica representa uma comunidade clímax e, por isso, tem como características, EXCETO a) alta biomassa. b) alta diversidade. c) teias alimentares complexas. d) alto nível de fertilidade do solo. e) taxa de fotossíntese igual à taxa de respiração.

9. (UPE) A figura a baixo representa a distribuição geográfica dos Biomas no território brasileiro, segundo o IBGE (2005). Assinale a alternativa que associa corretamente o espaço numerado, no mapa, aos Biomas correspondentes. a) 1 – Amazônia, 3 – Cerrado, 6 – Pampa. b) 3 – Caatinga, 5 – Pantanal, 2 – Cerrado. c) 1 – Amazônia, 5 – Pantanal, 3 – Pampa. d) 4 – Cerrado, 5 – Caatinga, 2 – Mata Atlântica. e) 3 – Caatinga, 6 – Pampa, 1 – Pantanal. 10. (UFSC 2010) Sobre as formações fitogeográficas ou Biomas existentes no Brasil, assinale a(s) proposição(ões) correta(s). 1 ( ) O Cerrado é uma formação fitogeográfica caracterizada por uma floresta tropical que cobre cerca de 40% do território brasileiro, ocorrendo na Região Norte. 2 ( ) A Caatinga é caracterizada por ser uma floresta úmida da região litorânea do Brasil, hoje muito devastada. 4 ( ) O Mangue ocorre desde o Amapá até Santa Catarina e desenvolve-se em estuários, sendo utilizados por vários animais marinhos para reprodução. 8 ( ) O Pampa ocorre na Região Centro-Oeste onde o clima é quente e seco. A flora e a fauna dessa região são extremamente diversificadas. 16 ( ) A Floresta Amazônica está localizada nos estados do Maranhão e do Piauí e as árvores típicas dessa formação são as palmeiras e os pinheiros. 32 ( ) O Pantanal ocorre nos estados do Mato Grosso do Sul e do Mato Grosso, caracterizando-se como uma região plana que é alagada nos meses de cheias dos rios. 64 ( ) A Mata Atlântica é uma formação que se estende de São Paulo ao Sul do país, onde predominam árvores como o babaçu e a carnaúba, e está muito bem preservada.

Somando

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com