TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Feldspato

Resenha: Feldspato. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/5/2013  •  Resenha  •  220 Palavras (1 Páginas)  •  298 Visualizações

Feldspato

Mineral pertencente ao grupo dos “tectossilicatos”, formado por rochas responsáveis por 60% da crosta terrestre O nosso país possui uma reserva de feldspato que totaliza cerca de 116 milhões de toneladas. Os estados de São Paulo, Minas Gerais, Paraná são os principais produtores. Boa parte de nosso feldspato ocorre em rochas pegmatíticas.. O feldspato cristaliza nos sistemas triclínico ou monoclínico.

A cristalização ocorre a partir do magma em rochas intrusivas e extrusivas; são minerais compactos, filões em pegmatitos e se desdobram em rochas metamórficas. São também encontrados em rochas sedimentares.

Na indústria são muito usados pelo teor que possuem em álcalis e alumina.

- Fabricação de cerâmica

Depois da argila, é o elemento principal por permitir uma durabilidade do material fabricado, utilizado na fabricação de louças de cozinha, banheiro e porcelanas.

Os feldspatos se subdividem em: Alcalinos e Sódico-cálcicos.

Alcalinos

Podem ser sistematizados , tendo como base, suas propriedades ópticas. A sistematização ocorre em quatro séries. Já a série do plagioclásio, assim como os feldspatos alcalinos, apresentam alta e baixa temperaturas, e temperatura intermediária. Podem ser classificados eminentemente com base nas porcentagens moleculares.

Sódico-cálcicos

Assim como os feldspatos potássicos e feldspato de bário, o sódico-cálcico surge da substituição do Si pelo Al. Os três possuem estruturas idênticas formadas por cadeias de anéis compostas por quatro membros estendidas para o eixo como ligações iônicas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com