TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA - RESUMO PARA PROVA

Resenha: GEOGRAFIA - RESUMO PARA PROVA. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/6/2013  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

GEOGRAFIA - RESUMO PARA PROVA

INDÚSTRIAS DE BASE: produzem matéria-prima e máquinas para outras indústrias.

INDÚSTRIAS DE BENS E CONSUMO: produzem manufaturados para o mercado consumidor.

ECONOMIAS DE AGLOMERAÇÃO: lugares onde as empresas se instalavam porque no local havia mão-de-obra barata, mercado consumidor, matéria-prima abundante.

DESCONCENTRAÇÃO ESPACIAL: busca de novas áreas de localização, onde há mão-de-obra barata, e que não tenha sindicatos muito atuantes na cidade, longe dos congestionamentos das grandes cidades e saturação de infraestrutura.

PRIMEIRA URBANIZAÇÃO: ocorreu entre 1750 e 1950 na Europa e América do Norte.

CIDADES GLOBAIS: cidades que se tornam centros de poder. Elas coordenam e centralizam atividades terciárias e são promotoras da integração das economias nacionais com os mercados mundiais. Constituem espaços essenciais de administração, coordenação e planejamento da economia capitalista nesta época de globalização.

METRÓPOLE: cidades importantes de um país, ou cidade principal de uma rede urbana conurbada, Funcionam como pólos de prestação de serviços sofisticados.

MEGALÓPOLE: são as maiores aglomerações urbanas da atualidade. Elas se formam pela expansão ou pela conurbação de duas ou mais metrópoles, originando uma extensa área urbanizada.

URBANIZAÇÃO: aumento da porcentagem da população urbana em relação à porcentagem de população rural. Em um país urbanizado, a porcentagem da população vivendo em assentamentos considerados urbanos é superior à da população rural. Esse fato ocorre principalmente em decorrência do êxodo rural, ou seja da migração rural-urbana.

POPULAÇÃO RURAL: é aquela que mora em áreas rurais (não trabalham necessariamente na zona rural em lavouras, plantações etc.)

POPULAÇÃO AGRÍCOLA: diretamente vinculada ao trabalho na agricultura e na pecuária (pode ser que morem em áreas urbanas, mas estão ligados à trabalhos da zona rural).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com