TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo prova contabilidade internacional

Por:   •  16/1/2016  •  Abstract  •  632 Palavras (3 Páginas)  •  1.049 Visualizações

Página 1 de 3
  1. Pilares do IFRS:

- Informações sendo baseadas em princípios e não em regras;

- Essência sobre a forma;

- Conceito de valor justo.

Harmonização – mantém particularidades locais, permitindo conciliação os sistemas de outros países, buscando a melhorar a troca de informações.

Padronização – uniformização de critérios, não admitindo flexibilidade.

Convergência – processo tende a chegar a uma linguagem comum.

  1. Apesar da existência de diversos modelos contábeis diferentes, não pode-se dizer que um é melhor que outros, pois quando a Contabilidade atende às necessidades dos usuários, ela está cumprindo o seu papel. São vários os fatores que afetam o desenvolvimento dos sistemas contábeis: comércio, fatores geográficos e demográficos, cultura, instituições políticas, legais, tributárias, dentre outras. A comparação de diversas práticas levou a constatação que diferentes procedimentos levam a resultados diferentes, e tendo em vista a globalização, tornou-se necessário buscar uma linguagem em comum para a troca de informações contábeis. Vantagens da adoção: reformular a concepção teórica da contabilidade brasileira de regras pra princípios, atender as mudanças ocorridas no plano social e econômico a nível mundial, menor risco para os investidores, maior transparência, comparabilidade, relevância e compreensibilidade, estímulo ao ingresso de recursos externos no país, facilitar acesso de empresas ao mercado externo. Desvantagens: aumento nos custos com a divulgação, custo de implantação de sistemas, número excessivo de normas e dúvida sobre quem controla os órgãos normatizadores. O processo contábil é afetado pelo regime legal. Nos países que adotam o direito romano (Code Law), há uma abordagem bastante normativa prevalecendo a forma legal, tendo uma normatização extensiva e detalhada (De “cima para baixo”), onde o profissional de contabilidade tem pouca participação, ocorrendo o contrário em países que adotam o direito consuetudinário (Commow Law), com abordagem no positivismo, onde as normas estão baseadas em princípios e as entidades de classe possuem força representativa.

  1. As IFRS têm um papel importante na construção de uma informação transparente e comparável. Informações relevantes de caráter geral contidas nos pronunciamentos do IASB: materialidade, competência, exercício social, demonstrativos financeiros, relatórios financeiros, segregação em corrente e não corrente.
  1. Segundo o CPC, o ativo é um recurso controlado pela entidade como resultado de eventos passados e do qual se espera que fluam futuros benefícios econômicos para a entidade. Exemplo de não-classificação como ativo: uma máquina obsoleta que esteja presente no inventário da empresa não deve ser classificada como ativo pela não geração de benefícios econômicos para a entidade. Ainda segundo o CPC, o passivo é uma obrigação presente da entidade, derivada de eventos passados, cuja liquidação se espera que resulte na saída de recursos da entidade capazes de gerar benefícios econômicos. Caso o passivo não possa ser baseado em bases confiáveis de mensuração, ele não deve ser  reconhecido como tal, por exemplo, em uma questão judicial que não se pode estimar o montante a  ser pago.
  1. A receita deve ser reconhecida na demonstração de resultado quando resultar em aumento nos benefícios econômicos futuros relacionado com aumento de ativo ou com diminuição de passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade. Isso significa, na prática, que o reconhecimento da receita ocorre simultaneamente do aumento nos ativos ou da diminuição nos passivos. As despesas devem ser reconhecidas na demonstração do resultado quando resultarem em decréscimo nos benefícios econômicos futuros, relacionado com o decréscimo de um ativo ou aumento de um passivo, e puder ser mensurado com confiabilidade. Na prática, significa que o reconhecimento da despesa ocorre simultaneamente com o reconhecimento de aumento de passivos ou de diminuição de passivos. A mensuração é o processo que consiste em determinar o montante monetário por meio do qual os elementos serão reconhecidos e apresentados no BP e DR. Um número variado de bases de mensuração é empregado em variadas combinações. Essas bases incluem o custo histórico, custo corrente, valor realizável  e valor presente, sendo usado mais comumente o custo histórico.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (60.4 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com