TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOGRAFIA ROTA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Projeto de pesquisa: GEOGRAFIA ROTA DE APRESENTAÇÃO DO TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  3.560 Palavras (15 Páginas)  •  190 Visualizações

Página 1 de 15

GEOGRAFIA

ROTEIRO PARA APRESENTAÇÃO DO TRABALHO: 11/11

A apreentação será feita através de slides, nestes haverá além dos principais tópicos que iremos abordar (não podemos colocar longos textos), fotos e ao final, vídeos dos locais que visitamos.

Este é só o roteiro base, peguei parte da resenha que fiz para a Erly, do trabalho do pessoal do dantas e trechos do livro gringo na laje. podemos retirar e acrescentar assuntos, o importante é que será como o guia para a nossa apresentação e também para o trabalho escrito.

1 parte:

Introdução:

O porque do grupo ter escolhido este tema:

Como compreender o fenômeno da transformação de regiões pobres e segregadas em atração turistica e de que maneira a internet influencia para que este processo ocorra?

Em busca da resposta desta pergunta, nosso grupo escolheu a favela do Vidigal, pelo fato de um dos componentes do grupo morar lá, por sua fácil localização, deslumbrante vista, crescente demanda turística,aparente segurança (tendo em vista a implantação da UPP), visando a diferenciação dos temas dos demais grupos.

Além da visita ao local e seus atrativos turisticos, fizemos uma entrevista com gestores de Hostels, um mercado crescente no Vidigal, corelacionando o sucesso de seus empreendimentos com a Internet.

Favelas no contexto turistico carioca

As favelas cariocas começaram a aparecer na virada do século XIX para o século XX, após o famoso “bota-abaixo”, que demoliu vários cortiços e habitações populares.

As favelas, desde sua formação, são vista com preconceito por ser uma área de habitações irregulares - sem preparação do terreno, consideração de riscos, sistema de saneamento básico, distribuição de água, etc. Essas condições de urbanização precárias são resultantes da pobreza da população e do descaso dos governantes com essa situação. Por esses motivos, foi formado e perpetuado esse imaginário da favela como um cenário de carência, miséria e consequentemente de bandidagem. Consideradas chagas sociais, as elites sempre mantiveram-se afastadas desta realidade.

A imagem promovida das favelas é idealizada, a mídia e os agentes promotores a cria e as promove mundo afora, como por exemplo o filme Cidade de Deus, amplamente reproduzido internacionalmente e aclamado, que propiciou para consolidação de uma imagem estilizada das favelas, que passa a ser vista, não só como um território violento às margens da racionalidade e da sociedade mas também como um local vinculado à solidariedade e autenticidade, vista como trademark, sendo relacionada a tudo que é rústico, reciclável, tropical.

somente a partir da Eco 92, a prática do turismo tornou-se massiva, em parte pelo sucesso dos reality tours e por outro pela circulação global do “mundo exótico da favela” através de variados produtos, foi então que a favela saiu das margens da cultura turística para tornar-se uma atração altamente lucrativa e disputada.

Formação do Vidigal

O Vidigal, por está situado em um local privilegiado, em uma das áreas mais nobres da cidade, “sua história está marcada por tentativas de remoção e resistência”.

A ocupação da área foi iniciada em 1941 na área abaixo da Avenida Niemeyer até a Praia do Vidigal. Em 1942, quando a Avenida Niemeyer foi extendida, a Estrada do Tambá (hoje Avenida Presidente João Goulart) foi ocupada. Em 1950 os barracos foram removidos da parte baixa e montados na parte alta da Avenida Niemayer. Nas décadas seguintes aconteceu a explosão demográfica da comunidade, consequência da urbanização dos bairros de Ipanema e Leblon. As tentativas de despejo e reintegração de posse não pararam, com casos nos anos de 1958 (melhoramentos do Barsil) e em 1967 ano também da formação de uma comissão de moradores e assim, o despejo não aconteceu.

Texto trabalho Dantas e site: http://off-road.student.utwente.nl/johan/rio/br/bairros/vidigal.htm

UPP

Em 18 de janeiro de 2012 foi instalada a nona unidade de pacificação do Rio de Janeiro, conhecida como UPP Vidigal, e comandada pelo Capitão Fabio Pereira.A partir deste fato, o Vidigal foi ficando cada vez mais notável, A instalação das Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) contribuiu para a visitação de turistas à favela, já que esta poderia ser considerada mais segura.

Vidigal como destino turistico

Depois da ação da UPP, o acesso à favela foi gradualmente facilitado. A mídia teve papel fundalmental na divugalção, através de filmes, novelas, músicas. Pessoas influentes como atores, cantores, esportistas, contaram suas experiências após a visita ao local, aquecendo ainda mais o inicio do turismo no local.

Nossa esquipe visitou os principais atrativos turisticos e o papel da Internet.

Praia do Vidigal:

Também conhecida como prainha, encontra-se na encosta do morro Dois Irmãos, próxima a comunidade do Vidigal e do Hotel Sheraton. A praia é pequena, cerca de 500 m, seus freqüentadores na sua maioria são os turistas que se hospedam no hotel e os moradores da comunidade. O acesso pelo hotel é fácil mais é restrito aos hóspedes, o outro acesso é mais complicado e escondido, uma longa escada de cimento.

Referencia: http://www.praiasdoriodejaneiro.com.br/dicas-de-praias/praia-do-vidigal/

O Hotel Sheraton, principal referencia da localização, que inicialmente foi construído para fechar o acesso à praia, em seu site, a divulga como atrativo do próprio Hotel (“o único Resort da cidade em frente ao mar”) e informa que fornece serviços aos hóspedes no local, como serviço de bar e utensilios para a praia.

Apesar de expor a praia de forma positiva aos turistas, como “ praia de areias brancas de frente para o Atlântico Sul, margeada por montanhas imponentes.”, não a menção a Favela do Vidigal e que os moradores a frequentam, tornando-a assim, pouco conhecida entre os cariocas, que na sua maioria, acham que a praia é particular.

Segue imagens do site do Sheraton:

(somente referncia, para o slide, fazer um print melhor e dar zoom) – Deem zoom para ler

Deem zoom para ler

Diversos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (22.7 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com