TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GEOLOGIA

Ensaio: GEOLOGIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Ensaio  •  827 Palavras (4 Páginas)  •  285 Visualizações

Página 1 de 4

2º GQ (2010.2) – NOITE

GEOLOGIA – Maria da Graça

1º Defina reação álcali agregado (RAA) e cite os requisitos indispensáveis para que a mesma ocorra.(0,5): R- RAA é um processo químico onde alguns constituintes mineralógicos do agregado reagem com os hidróxidos alcalinos; REQUISITOS: Existência de sílica reativa, disponibilidade de álcalis, presença de umidade e temperatura.

2º Sobre rochas: a) Defina rochas ígneas e metamórficas.(0,5) ; b) Cite os critérios de classificação de cada uma delas.(0,5) ; c) Cite 03 exemplos de cada, as ígneas com seus respectivos correspondentes extrusivos e as metamórficas em grau crescente de metamorfismo.(0,5) ; d) Cite quatro usos dessas rochas na construção civil.(0,5) ; e) Explique quais tipos de RAA podem ocorrer com o uso dessas rochas; seja específico em relação às ígneas e as metamórficas.(1,0)

R- a) Rochas ígneas são as rochas que se formaram a partir do resfriamento do magma devido às condições de altas temperaturas e pressão no interior da Terra

b) As rochas metamórficas são resultados das rochas pré-existentes através do metamorfismo. O metamorfismo é o conjunto de transformações por que passam as rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, no estado sólido, quando submetidas a temparatus e/ou pressões diferentes das de formação.

c) Metamórficas: Ardósia -> Xisto -> Gnaisse -> Migmatito

d) Obras de estrutura, cobertura, revestimento e piso

e) Reação álcali-silicato, ocorre mais lentamente do que a álcali-silica e envolve silicatos presentes nas rochas metamórficas e magmáticas(ígneas)

3º Explique porque cátion com carga alta favorecem a floculação das argilas em uma dispersão coloidal.(0,5) R – Por que aumentando a carga do cátion, a camada externa diminui, assim favorecendo a floculação

4º Sobre os filossilicatos. a) Esquematize a estrutura de um filossilicato 2:1.(0,5) ; b) deduza a fórmula química dos dois minerais presentes nos solos A e B......(1,0) ; c) Explique qual dos solos, A ou B, depois do acidente, tenderá a flocular mais.(0,75) ; d) e qual terá maior infiltração de água? (0,75)

2º GQ – 2014.1

GEOLOGIA – MARIA DA GRAÇA

1º Sobre estruturas geológicas, desenhe o perfil geológico AB. (2,0)

2º Sobre RAA, a) Defina RAA (0,25) ; b) Cite os requisitos indispensáveis para que a mesma ocorra.(0,25) ; c) Cite duas rochas que podem ser reativas e explique por quê? (0,5)

R- RAA é um processo químico onde alguns constituintes mineralógicos do agregado reagem com os hidróxidos alcalinos; REQUISITOS: Existência de sílica reativa, disponibilidade de álcalis, presença de umidade e temperatura.

3º Sobre rochas, a) Defina rochas ígneas e metamórficas.(0,5) ; b) Cite 03 exemplos de cada. Ígneas e seus respectivos correspondentes e as metamórficas em ordem crescente de grau de metamorfismo.(0,5) ; c) Cite 04 usos dessas rochas na construção civil.(0,5)

R- a) Rochas ígneas são as rochas que se formaram a partir do resfriamento do magma devido às condições de altas temperaturas e pressão no interior da Terra

b) As rochas metamórficas são resultados das rochas pré-existentes através do metamorfismo. O metamorfismo é o conjunto de transformações por que passam as rochas ígneas, metamórficas e sedimentares, no estado sólido, quando submetidas a temperaturas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com