TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GUERRA FRIA

Artigos Científicos: GUERRA FRIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  31/3/2014  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  264 Visualizações

Página 1 de 3

GUERRA FRIA

Espressão dada para designar os conflitos e as relações entre as duas superpotências que ascenderam após a Segunda Guerra Mundial ; Estados Unidos e União Soviética , que evitavam se destruir , passando a se chocar diplomaticamente em locais onde não haveria risco de conflito nuclear.

Formalmente iniciou-se a partir da elaboração da doutrina Truman , em 1947 , quando os Estados Unidos da America decidiu substituir a Inglaterra na sustentação econômica dada a Turquia e à Grécia. Uma mensagem enviada pelo presidente norte - americano Harry Truman ao congresso no principio de 1947, pode ser considerada como “marco zero” da Guerra Fria. Com o aval do congresso , o governo norte – americano atraves de uma maçiça ajuda financeira e militar , conseguiu deter a “ameaça soviética” na Grécia e na Turquia.

A mensagem de Truman dizia , que o mundo se dividia entre “nações livres” e aquelas que viviam sob a “opressão politica”, e que todas as nações devem escolher formas de vida alternativas , baseadas na vontade da maioria , distinguida por instituições livres, governo representativo, eleições livres, garantias a liberdade individual, liberdade de expressão e ausencia de opressão politica. Uma segunda forma de vida é baseada na vontade de uma minoria, imposta pela força à maioria. Recorre ao terror e a opressão , a um rádio e a uma imprensa controlados, à eleições decididas de antemão e a supressão das liberdades pessoais.

O PLANO MARSHALL E O COMECON

O plano Marchall tinha o objetivo de reconstruir a Europa do pós – guerra por meio de ajuda financeira , técnica e econômica, tambem com o objetivo de recuperar a econômia desses paises e com isso, evitar movimentos que pudessem conduzilos ao socialismo. Foram cedidos 17 bilhões de dólares a 16 paises europeus, o que possibilitou a consolidação da hegemonia norte – americana. Entre os paises do bloco socialista, somente a Iuguslávia pediu e recebeu tal ajuda.

Em 1949, por iniciativa da URSS, foi criado o Conselho de Assistencia Mútua (COMECON), que tinha como objetivo integrar as econômias do bloco socialista do leste europeu, com a elaboração de planos estratégicos de dinamização econômica.

A OTAN E O PACTO DE VARSÓVIA

Em 1949 foi instituida sob a liderança dos Estados Unidos da América, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), instrumento politico – militar e ideológico que previa que qualquer ataque a um dos membros seria considerado um ataque a todos.

Com isso a União Soviética criou o tratado de Amizade, Cooperação e Assistencia Mútua (Pacto de Varsóvia) em 1955, como uma clara resposta a criação da OTAN.

BLOQUEIO DE BERLIM

Após a derrota na 2ª Guerra Mundial a Alemanha foi dividida em duas partes: A Republica Democratica Alemã, ou Alemanha Oriental , de orientação socialista e a Republica Federal da Alemanha, ou Alemanha Ocidental de orientação capitalista. Com a cidade de Berlim também dividida em duas partes: Berlim Ocidental e Berlim Oriental.

No entanto a cidade de Berlim estava dentro da Alemanha Oriental e na medida em que as tensões se ampliavam

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com