TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Humana Do Brasil

Exames: Geografia Humana Do Brasil. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/10/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  642 Visualizações

Página 1 de 2

Geografia Humana do Brasil

Descrição da atividade:

Com base no estudo das Unidades 1 e 2 da disciplina Geografia Humana do Brasil responda as questões a seguir:

1 Faça um breve resumo da evolução do pensamento geográfico estudado na Unidade I.

O desenvolvimento do estudo da Geografia possuí uma interessante trajetória.O estudo geográfico parte da análise descritiva dos lugares a denominada Geografia Clássica; em seguida por uma Geografia Quantitativa visando o planejamento,levantamentos de dados geográficos.

Logo após, observamos que o meio geográfico recorre para uma Geografia Crítica levando em conta as razões sociais dentro do contexto capitalista. E finalmente chega a Geografia Humanística, voltada para o humano em relação ao espaço.

2 Descreva a importância dos conteúdos conceitual,procedimental e atitudinal.

Os conteúdos conceitual,procedimental e atitudinal são utilizados nos PCNs de Geografia.Esses conteúdos precisam ser aplicados nos materiais didáticos de Geografia do Ensino Fundamental e Médio; e também fazer parte da prática diária de ensino dos professores dessa área. Sobre os três conteúdos podemos verificar:

Conteúdo conceitual: Origina-se da teoria de qualquer tema abordado.Assim podemos tratar de um assunto através de conceitos. É a parte fundamental na formação do conhecimento.

Conteúdo procedimental: Este propõe que o conhecimento adquirido conceitualmente, seja colocado em prática, através de técnicas e estratégias que farão dele uma prática concreta.

Conteudo atitudinal: já este conteúdo trata da vivencia do aluno com o mundo em que ele vive. Mas nós,enquanto professores não podemos esquecer de um detalhe importantíssimo.Dentre os três conteúdos,conceitual e procedimental sejam inseridos juntamente com o conteúdo atitudinal temos então: conceituais + procedimentais = atitudinais.

3 Diante do que estudamos na Unidade II, sobre globalização, estabeleça uma relação entre esse fenômeno e o Brasil.

A globalização no Brasil acentuou as desigualdades sociais, pois não se trata de um fenômeno isolado e sim de um fenômeno em constante transformação.

4 Que tipo de globalização Milton Santos(2002) sugere?

O autor Milton Santos (2002, p. 80) acredita que: Um mundo solidário produzirá muitos empregos, ampliando um intercâmbio pacífico entre os povos e eliminando a belicosidade do processo competitivo, que todos os dias reduz a mão-de-obra. É possível pensar na realização de um mundo de bem-estar, onde os homens serão mais felizes, um outro tipo de globalização. E ainda para o autor, a belicosidade do processo produtivo, nada mais é que o “efeito da mecanização e da automação industrial.

Segundo Santos(2002) o fator de mecanização e automoção existente nas indústrias,provoca uma redução da mão de obra e aumenta os índices de desemprego. Com isso Milton Santos, nos chama a atenção para que possamos refletir na globalização como um objeto de transformação. Para que podemos assim alcançar uma globalização mais humana com o cultivo, a presença do bem estar e a solidariedade entre os povos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com