TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia - Fonte : Http://ivanilsonlima.wordpress.com/2013/01/21/paises-de-industrializacao-planificada-exercicios-pag-204/

Artigos Científicos: Geografia - Fonte : Http://ivanilsonlima.wordpress.com/2013/01/21/paises-de-industrializacao-planificada-exercicios-pag-204/. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/5/2014  •  558 Palavras (3 Páginas)  •  1.576 Visualizações

Página 1 de 3

DESENVOLVENDO HABILIDADES

1. Releia o trecho do livro de Mikhail Gorbachev (pág. 187). Em seguida produza um texto explicando os motivos da crise que se abateu sobre a União Soviética a partir da década de 1970, agravada na década de 1980 e que acabou contribuindo para a fragmentação territorial do país. Explique também o que foi a perestroika e a glasnost.

Na década de 1970, as economias capitalistas desenvolvidas, movidas por acirrada competição, protagonizaram saltos tecnológicos, principalmente com a robótica e a informática, atingindo um elevado grau de produtividade e de competitividade. Com a Revolução Técnico-Científica, esses países, com destaque para os Estados Unidos, Japão e Alemanha, passaram a produzir bens cada vez mais sofisticados e baratos. Na União Soviética, a economia era planificada e estatizada,portanto, não concorrencial e cada vez mais burocratizada. Além disso, historicamente o país priorizou a indústria de base e o setor bélico e aeroespacial, não acompanhando os rápidos avanços atingidos pelos países capitalistas. Apresentava, portanto, uma crescente defasagem nos indicadores de produtividade e de qualidade dos produtos. A escassez de bens de consumo provocava enormes filas e a população reclamava da péssima qualidade dos bens a venda. Na década de 1980 a crise estava bem intensa,principalmente após a eleição de Ronald Reagan nos Estados Unidos, pois como ele elevou os gastos estadunidenses com setor bélico,levou a URSS a fazer o mesmo, agravando mais ainda a crise que atravessava. Isso obrigou Gorbatchev a negociar acordos de redução dos arsenais bélicos e implantar suas reformas (glasnost e perestroika), que por terem fracassado, acabaram contribuindo para a fragmentação político-territorial do país.

Perestroika (reestruturaçao) – designava um conjunto de medidas econômicas para reestruturar a defasada economia soviética, modernizando-a.

Glasnost (transparência) – conjunto de medidas de caratér político que visava desmontar o arcabouço ditatorial da União Soviética. Pode também ser chamada de abertura que visava uma transparência política que se demonstrou diferente das características de uma ditadura de partido único.

2. Leia o trecho do artigo da jornalista Cláudia Trevisan (pág. 204):

Identifique nos dados estatísticos disponíveis no capítulo, elementos que corroborem ou refutem a análise feita no artigo. Para obter mais elementos para sua reflexão, observe outra vez o valor das reservas chinesas nas tabelas Potencial dos países do BRIC e Principais detentores de bônus do Tesouro dos Estados Unidos (página 80 e 82).

Depois de crescer quase três décadas consecutivas a uma taxa média de 10% ao ano, a China emergiu como uma potência mundial no início do século XXI. Em 2008 o país era o terceiro PIB do mundo e atualmente o segundo maior, ficando atrás somente dos Estados Unidos.

De fato, há uma relação de interdependência entre a China e os Estados Unidos e, ao menos no futuro que se vislumbra, com base nos dados presentes, é muito difícil um enfrentamento entre as duas potências mundiais. A China depende muito dos Estados Unidos para vender seus produtos industrializados, assim como dos investimentos e tecnologias de empresas norte-americanas. Os Estados Unidos por outro

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.7 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com