TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Países De Industrialização Planificada

Artigo: Países De Industrialização Planificada. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  12/4/2014  •  383 Palavras (2 Páginas)  •  7.006 Visualizações

Página 1 de 2

1.Quais as características econômicas e políticas implantadas na União Soviética após a vitória dos bolcheviques?

Foi implantada uma ditadura de partido único (PCUS). O poder estava concentrado nas mão do politburo. O cargo mais importante na hierarquia de poder era o de secretário-geral do PCUS, cujo ocupante era indicado pelos membros do politburo. O poder também estava concentrado geograficamente. O centro de poder era o Kremlin, em Moscou. A economia foi planificada e estatizada e montou-se uma gigantesca burocracia para controlá-la.

2. Onde se localizam as principais concentrações industrias na Rússia? Relacione com os primeiros fatores locacionais.

Em Moscou, onde está o maior mercador consumidor e a maior concentração de mão de obra, com predominância de indústrias de bens de consumo, e na região dos Montes Urais, devido à grande disponibilidade de recursos minerais, com a predominância de indústrias de bens intermediários.

3. Em que setores da economia se encontram as maiores empresas da Rússia? Por quê?

Em exploração e processamento de recursos naturais, muito abundantes em seu vasto território. Destacam-se: Gazprom, Lukoil e Rosneft (extração e refino de petróleo, produção de gás natural, petroquímica); SeverStal e Evraz Group (mineração e siderurgia).

4. O que significa dizer que a China é uma “economia socialista de mercado”?

É a denominação dada pelos líderes chineses a um sistema que busca compatibilizar uma economia cada vez mais aberta aos investimentos estrangeiros e que, por isso, tem de conviver com a iniciativa privada e mesmo com a propriedade privada, mas que continua sob forte controle do Estado

5. O que são zonas econômicas especiais e qual sua importância para a economia chinesa?

São áreas do território chinês localizadas nas províncias litorâneas,onde os capitais estrangeiros têm ampla liberdade de atuação. O objetivo fundamental é atrair empresas estrangeiras que levam capitais, tecnologia e experiência de gestão empresarial.

6. Por que a China é a economia que mais cresce no mundo desde 1980? Liste algumas consequências para o país – sociais, econômicas e ambientais – desse rápido crescimento.

Devido aos maciços investimentos dos Estado e às vantagens que oferece aos capitais estrangeiros e nacionais, notadamente nas zonas econômicas especiais. Os custos de produção são muito baixos no país, portanto relativamente qualificada e disciplinada; aos incentivos fiscais concedidos pelo regime; as facilidades dadas aos exportadores; à boa infraestrutura; o baixo custo da terra, da energia, das matérias primas, entre outros fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com