TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia Poesia E Terapia

Casos: Geografia Poesia E Terapia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/4/2014  •  627 Palavras (3 Páginas)  •  351 Visualizações

Página 1 de 3

Dossiê

Unidade I

1. Sobre o texto: A Geografia e eu, responda: você já tinha refletido sobre esse assunto e percebido que a Geografia faz parte de sua vida? Comente.

Sim. A geografia é uma ciência que faz parte da vida de todas as pessoas. Afinal, as relações humanas são formadas por decisões econômicas, políticas e sociais. Tudo o que fazemos ou somos está inserido em um meio, em um espaço, e esse espaço é o principal assunto da geografia. Portanto, estudar geografia faz com que cada um de nós pense em nossa vida, no geral, em vários aspectos.

2. Sobre o poema: Geografia ou Terapia:

a) Destacar as palavras relacionadas à Geografia e escreva sobre seu significado.

Mapa: representação plana e reduzida de um setor da superfície terrestre;

Norte: um dos quatro pontos cardeais da rosa-dos-ventos, ponto cardeal que fica em frente do observador que tem a sua direita o nascente;

Sul: ponto cardeal diametralmente oposto ao norte e que nos fica à direita quando estamos voltados para o nascente;

Meridianos: são linhas imaginárias, medidas em graus, partindo de Greenwich (0º) ate 90º para oeste e leste;

Paralelos: linha ou superfície que se encontra à mesma distância de outra, sendo medidas em graus partindo do Equador (0º) até 90º norte e sul;

Rosa dos ventos: um instrumento de orientação baseado nas quatro direções fundamentais e suas intermediárias, corresponde à volta completa do horizonte e surgiu da necessidade de indicar exatamente uma direção que nem mesmo os pontos intermediários determinariam, pois um mínimo desvio inicial torna-se cada vez maior, à medida que vai aumentando a distância.

Bússola: pode ser qualquer dispositivo magnético que usa uma agulha para indicar a direção do norte magnético da magnetosfera do planeta.

Picos: cume agudo de monte;

Montanhas: grande elevação do solo;

Planaltos: planície situada em terreno elevado;

Baías: pequenos golfos de boca estreita;

Vales: depressões alongadas entre montanhas ou planície a beira do rio.

b) Você concorda ou discorda de alguma estrofe do poema? Escreva sua opinião.

Concordo com a nona estrofe descreve mudanças no comportamento ocasionadas pelo capitalismo, ou seja, o homem como ser cada vez mais voltado aos seus interesses próprios e com valores como o individualismo, a competitividade e a acumulação de capitais.

3. Sobre o texto Evolução Histórica do Pensamento Geográfico: destaque como era/é o ensino de Geografia em cada tendência apresentada no texto: Geografia Tradicional, Geografia Pragmática e Geografia Crítica:

Geografia Tradicional: tinha como meta abordar as relações do homem com a natureza de forma objetiva, buscando leis gerais, numa postura neutra, sem envolver as relações sociais do processo. Até as décadas de 70 os livros seguiam a perspectiva da Geografia Tradicional

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com