TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geografia - Relevo E Elevações

Trabalho Universitário: Geografia - Relevo E Elevações. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  15/10/2014  •  1.222 Palavras (5 Páginas)  •  1.591 Visualizações

Página 1 de 5

Atividades - GEOGRAFIA

Nome: Jamisdean Sales Dos Santos

Data: 21/08/2013 Serie: 1´ ano 01

1- Quais os principais tipos de rochas da Amazônia? Em que locais aparecem?

2- Relacione as principais bacias da Amazônia, com seus locais de abrangência.

3- Como se formaram a rochas sedimentares e as cristalinas na Amazônia?

4- Quais as riquezas mais promissoras do ponto de vista da viabilidade econômica encontradas atualmente no subsolo do Amazonas? Comente.

5- Explique o que é a lixiviação?

6- Por que o intemperismo foi muito importante na origem do solo Amazônico?

7- O que são os solos aluviais? Onde predominam?

8- Cite alguns dos principais solos da Amazônia, destacando alguns aspectos.

9- Quais os resultados das primeiras experiências agrícolas na região?

10- Cite as principais características do solo amazônico.

RESPOSTAS

1- Sao as rochas sedimentares localizadas na bacia sedimentar amazonica. As rochas cristalinas ou metamorficas localizam-se nos escudos Guiana e Brasileiro.

2- *Bacia do Amazonas: ocorre entre Manacapuru e Parintins, estende-se pelo Para ate a ilha de Marajo.

*Bacia do Alto Tapajos: abrange o extremo sudeste do Amazonas ( Sucuduri e Apuí), estendendo-se mais para os estados do Pará e Mato Grosso.

*Bacia do Solimões: Ocupa a parte oeste e sudeste do Amazonas.

3-* Rocha Sedimentar: surgiu no momento em que partes da litosfera, no caso os escudos e o dobramento ardino, sofreram ação dos agentes exógenos ou erosvos, que desgastram as rochas, transformando-as em detritos ou partículas de varios tamanhos, chamado de sedimentos e este por sua vez foram transportados e depositados em áreas mais baixo do relevo, formando a rocha sedimentar.

*Rocha Cristalina: formada a partir das transformações de rochas preexistentes expostas ao intemperismo ou decomposição quimica, processo que resulta na ação contínua de mudanças de temperaturas, pressão ou fortes atritos, durante milhões de anos.

4- Gás natural, petróleo, cossiterita, tantolita, zirconito, crialeto, nióbio, potássio, ouro e linhita; são os maiores promissores no subsolo do Amazonas. Estes minerais são importantes entre outros fatores para o potencial econômico de cada município, matéria-prima para a produção industrial, trazendo muitas rendas.

5- Processo físico de lavagem das rochas e solo pelas fortes chuvas que decompõe os minerais hidrosoluveis, carrega os sedimentos para outras áreas, extraindo ,dessa forma, nutrientes e tornando o solo mais pobre e ácido, obrigando a floresta a recompor os nutrientes.

6- Este fenômeno foi um dos principais na "origem"do solo amazônico atraves da ação dos agentes físicos, quimicos e biológicos sobre as rochas dos escudos e dobramentos, que viriam servir de material para a formação da bacia sedimentar sobre a depressão que existe na região. Age na decomposição e quebra das rochas.

7- É um tipo de solo formado em decorrênciada sedimentação de áreas de várzea ou vales, é possivel de ser encontrado em diversos pontos do país, predominantes na região amazônica, aparecem tanto nos terrenos de baixo plotô ou em terra firme.

8- Lotossolo, loterito, hidromórfico, podzólico, planossolo, cambissolo, areno-quartzoso, areias quartzanas... A maioria dos solos observados na região, apresenta boa drenagem. Na parte oriental são profundas, ácidas, friáveis e perosos e são quimicamente podres. Na ocidental são profundas, ácidas, amarelo-amarronzadas e não tão bem drenados quanto ás do oriente.

9- Devido o fato da derrubada da mata, através da queimada, resultou em trágicas experiências.Por ter-se divulgado precocemente a idéia equivocada de que a região não tera nenhuma vocação agrícola. E depois de um período o solo apresenta-se incapaz de gerar boa safra. Outros fatores como a existência de um solo com acidez, proporcionaram essa idéia.

10- Os solos não possuem grandes riquezas em nutrientes, porém, nas margens dos rios podemos encontrar solos mais férteis. Eles são formados pela decomposição de folhas, frutos e animais mortos. São profundos e bem drenados, apresentando coloração avermelhado ou amarelado.

Atividades

1- A regiao serrana, ao norte do Amazonas ha grandes reservas de minerios, o que tem provocado uma corrida aos garimpos do alto rio Negro. Destacam-se nessa regiao as reservas de:

a) Petroleo e gas natural. ( )

b) Ouro, estanho e nióbio. ( x )

c) Bauxista e carvão mineral. ( )

d) Xisto perubetuminoso e ouro. ( )

e) Minerio de ferro e manganês. ( )

2- Bacias sedimentares sao depressoes dos antigos escudos que receberam sedimentos dos proprios escudos. As principais riquezas naturais dessas formações são:

a)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com