TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia

Exames: Geologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/8/2014  •  1.218 Palavras (5 Páginas)  •  860 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE BRASÍLIA

Curso de Engenharia Ambiental

Prof. Murilo Gomes Torres

QUESTIONÁRIO – 1

TEMA : A TERRA

1) Qual a importância dos meteoritos para o estudo da formação do Sistema Solar e do Planeta Terra?

R: A importância do estudos dos meteroros reside essencialmente no conjunto vasto de informações que eles podem nos fornecer sobre os processos que se passaram na origem do sistema solar e nas fases iniciais da evolução planetária, antes do registro geológico que está disponível sobre a Terra.

2) O Planeta Terra foi formado através da aglutinação ou colisão de meteoritos. Por que então, não se observa na superfície terrestre nenhuma rocha de composição meteorítica ou semelhante a esta? Explique.

R: Inicialmente o Planeta Terra era uma massa homogênea constituída por material meteorítico.

Com os constantes choques de meteoritos ocorreu a acresção de massa. A Terra crescia em tamanho e volume. Este crescimento gerou o aumento da pressão interna do material sólido e, consequentemente , o aumento de temperatura.

Este aumento de temperatura promoveu a fusão ou derretimento deste material meteorítico, formando uma massa HOMOGÊNEA líquida (Magma de composição meteorítica).

A partir desta massa líquida homogênea, os elementos químicos mais pesados, principalmente o Fe e Ni dentre outros, “afundaram” migrando para o interior da Terra formando o Núcleo.

A parte superior da Terra, mais leve, de onde saíram os elementos mais pesados para formar o Núcleo, foi denominada de Manto.

3) Descreva sucintamente o processo de formação do planeta Terra (telúcrico) , as energias que foram envolvidas para sua formação e os processos de separação (diferenciação) entre os elementos pesados e leves, desde o estágio inicial até os tempos atuais.

R: O planeta teria se formado pela agregação de poeira cósmica em rotação, aquecendo-se depois, por meio de violentas reações químicas. O aumento da massa agregada e da gravidade catalisou impactos de corpos maiores. Essa mesma força gravitacional possibilitou a retenção de gases constituindo uma atmosfera primitiva. Os processos de formação do planeta Terra são a acreção (processo pelo qual o tamanho de algo aumenta gradualmente devido à adição constante de partes menores), diferenciação e desintegração radioativa (desisntegração de um núcleo através da emissão de energia em forma de radiação). O envoltório atmosférico primordial atuou como isolante térmico, criando o ambiente na qual se processou a fusão dos materiais terrestres. Os elementos mais densos e pesados, como o ferro e o níquel, migraram para o interior; os mais leves localizaram-se nas proximidades da superfície. Dessa forma, constituiu-se a estrutura interna do planeta, com a distinção entre o núcleo, manto e crosta (litosfera). O conhecimento dessa estrutura deve-se à propagação de ondas sísmicas geradas pelos terremotos. Tais ondas, medidas por sismógrafos, variam de velocidade ao longo do seu percurso até a superfície, o que prova que o planeta possui estrutura interna heterogênea, ou seja, as camadas internas possuem densidade e temperatura distintas. A partir do resfriamento superficial do magma, consolidaram-se as primeiras rochas, chamadas magmáticas ou ígneas, dando origem a estrutura geológica denominado escudos cristalinos ou maciços antigos. Formou-se, assim, a litosfera ou crosta terrestre. A liberação de gases decorrente da volatização da matéria sólida devido a altas temperaturas e também, posteriormente, devido ao resfriamento, originou a atmosfera, responsável pela ocorrência das primeiras chuvas e pela formação de lagos e mares nas áreas rebaixadas. Assim, iniciou-se o processo de intemperismo (decomposição das rochas) responsável pela formação dos solos e conseqüente início da erosão e da sedimentação.

4) Como se explica o núcleo externo estar no estado líquido e o núcleo interno estar no estado sólido, se ambos possuem composições químicas e densidades semelhantes? Considere que a porção interna possui uma temperatura de cerca de 700º C a mais que a porção externa?

R: A pressão é a responsável pela diferença de estado físico entre os núcleos interno e externo. O núcleo interno é sólido porque, apesar das imensas temperaturas, está sujeito a pressões tão elevadas que os átomos ficam compactados; as forças de repulsão entre os átomos são vencidas pela pressão externa, e a substância acaba se tornando sólida.

5) Para que o núcleo terrestre funcione como uma grande fonte de calor é necessário que o mesmo libere grande quantidade de energia. Quais as principais tipos de energia que são emitidas do núcleo terrestre e mostre as transformações destas energias para outras formas?

R: Campo magnético gerado pelo núcleo, liberação de energia radioativa e transformação de energia gravitacional em energia mecânica.

6) O manto superior também é conhecido como manto empobrecido (depletado) em alguns elementos químicos. Quais são os principais elementos (cite dois) que são removidos desta região e por que motivo estes elementos são expelidos para

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com