TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia

Ensaio: Geologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Ensaio  •  5.120 Palavras (21 Páginas)  •  281 Visualizações

Página 1 de 21

Questão 1.1 O maior ou menor grau de litificação de uma rocha clástica está na dependência direta da maior ou menor eficiência da ação hidrotermal que representa o processo de diagenese desta rocha. Isto é (x) Correto ou ( ) Falso.

Diagênese: Conjunto de processos físicos e químicos que produzem a consolidação dos sedimentos depositados e sua evolução para rocha sedimentar propriamente dita. Também conhecida como "litificação" (de lithos=rocha, significando transformação em rocha)

Os seguintes processos atuam na diagênese:

Compactação

É mais efetiva em sedimentos argilosos, que são muito ricos em água. Pela compactação o sedimento perde água, torna-se menos espesso e mais compacto. A compactação tanto pode ocorrer devido ao peso das camadas de sedimentos sobrejacentes como devido à desidratração provocada pelas atrações mútuas entre as partículas de argila, levando à expulsão da água e conseqüente compactação. Em sedimentos argilosos é de se esperar que os dois processos sejam atuantes. A compactação por sobrepeso só acontece depois da compactação por desidratação e atrações entre as partículas de argila, que começa a acontecer logo após sua deposição.

Uma forma de entender o processo de desidratação, é só colocar uma porção de argila num vidro com água, agitá-lo para que toda a argila entre em supensão, e deixá-lo em repouso absoluto. Após alguns dias a argila terá atingido sua menor espessura e maior compactação, mesmo sem nenhuma pressão sobre ela.

Cimentação

A cimentação acontece devido à precipitação de sais minerais entre os grãos do sedimento, sendo mais ativa quanto mais poroso for este. Os cimentos normalmente encontrados são: carbonato de cálcio, sufalto de cálcio, óxidos e hidróxidos de ferro e manganês e sílica. Em alguns casos, óxidos de urânio agem como cimento dando origem a jazidas de urânio.

Os sais precipitados nos poros dos sedimentos são transportados pela água subterrânea e este processo leva muito tempo depois que os sedimentos foram depositados.

A água expulsa das camadas argilosas, quando compactadas, fluem pelas camadas mais porosas, aí depositando os sais retirados das camadas argilosas.

O calor proveniente do gradiente geotermal também joga papel importante no processo de diagênese.

Metamorfismo Cataclástico – decorrente da ação delatas pressões dirigidas (em zonas de falha), este tipo de metamorfismo abrange pequenas áreas. Devido à pequena participação da temperatura no processo, as rochas sofrem somente reorientação mineral. Metamorfismo Regional ou Dinamotermal – caracterizado pela ação intensa de pressão e temperatura, podendo levar até à fusão parcial das rochas. Abrange grandes áreas. Metamorfismo Hidrotermal – causado pela percolação de intrusões fluidas quentes, este metamorfismo provoca principalmente modificações mineralógicas nas rochas.

Imagem: Processo de Diagenese.

Questão 1.2 Apesar das diferenças genéticas na sua formação é possível afirmar que tanto a Cadeia Andina como os depósitos portadores de petróleo, na costa brasileira, se apõem e sobrepõem ao embasamento cristalino da Plataforma Sul-americana. Isto é (x) Coreto ou ( ) Falso.

A Plataforma Sul-Americana forma o núcleo do continente da América do Sul, recobrindo uma área de aproximadamente 15 milhões de km2, dos quais 40% estão expostos em três escudos pré-cambrianos: Guiana, Brasil-Central (ou Guaporé) e Atlântico. Parte da crosta continental exposta nestes escudos remonta a uma longa história de evolução crustal, com registros que vão do Arqueano ao Paleoproterozóico, consolidando-se como núcleos crustais estáveis ao final do ciclo orogenético Transamazônico (2100-1800Ma).

Imagem: Limites da Placa sul-americana.

A Cadeia Andina e os depósitos de petróleo Brasileiro estão sob a mesma Placa Tectonica. Sendo assim, as duas se apõe ou sobrepõe o Embasamento Cristalino da Plataforma Sul-americana.

1.3 A região do Caribe, ao norte da América do Sul, constitui a única região onde a crosta oceânica é consumida em uma trincheira, formando-se ali um típico processo de colisão crosta oceânica x crosta oceânica. Isto é (x) Correto ou () Falso.

Imagem: Convergência de placas Oceanicas.

Quando duas zonas da crosta oceânica convergem ocorre geralmente subducção da fração mais densa (correspondente à mais antiga).

A zona subduzida é a primeira a sofrer metamorfismo devido aos elevados aumentos de pressão e temperatura. Como nesta situação a pressão aumenta mais rapido que a temperatura, o principal mecanismo de metamorfização é a desidratação, que resulta na libertação de fluidos. Estes fluidos ascendem ao manto não subduzido onde vão contribuir para um aumento da pressão, que vai diminuir o ponto de fusão dos peridotitos (rochas mantélicas, essencialmente constituídas por olivina, clino e ortopiroxena), que fundem parcialmente, originando magmas basálticos.

Durante a ascensão, o magma pode sofrer diferenciação e formar rochas ígneas de diferentes composições, desde básicas, intermédias e ácidas, embora estes casos sejam excepções, devido à pouca espessura da crusta oceânica, pelo que as rochas que aqui se encontram são geralmente básicas.

Estes fenómenos de vulcanismo podem resultar na formação de ilhas oceânicas em arcos insulares, dispostas em semicírculo, como as ilhas vulcânicas do Caribe, Japão, Filipinas e Java.

As Pequenas Antilhas, como Guadalupe e Martinica representam um arco vulcânico cuja actividade começa, no Eocénico. São uma longa cadeia de ilhas dispostas ao longo da extremidade oriental do mar das Caraíbas, separando este mar do oceano Atlântico, começando a leste da ilha de Porto Rico, a norte e terminando ao largo da Venezuela, a sul. As Pequenas Antilhas são os picos de um arco de 18 vulcões com 700 km de extensão, que se encontram sobre a zona de subducção entre as placas tectónicas do Caribe e da América do Sul.

1.4 Conglomerados portadores de calcedônia, ametistas e quartzo, localizados no âmbito da Bacia do Parana, no Rio Grande do Sul, são mais jovens que os granitos do Escudo, mais jovens que os diabasios, mais antigos que a Fm. Sanga do Cabral,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (34.8 Kb)  
Continuar por mais 20 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com