TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia

Ensaios: Geologia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/3/2015  •  1.198 Palavras (5 Páginas)  •  972 Visualizações

Página 1 de 5

Movimento gravitacional de massa é definido como o movimento de descida, pelas encostas abaixo de material, sob a influência direta da gravidade. A maioria dos tipos de movimentação gravitacional é causado pelo fenômeno intemperismo e normalmente envolve matéria de superfície.

Os fatores que afetam este movimento, ocorre quando a força gravitacional que age sobre a encosta, supera a força de coesão da rocha e com isso ocorre o colapso da encosta. Os fatores que ajudam a manter a estabilidade incluem a declividade, coesão e o atrito, entre os grãos estes fatores definem a resistência ao cisalhamento. Há vários tipos de fenômenos que afetam a movimentação gravitacional de massa.

A declividade da encosta é um dos principais causadores. De modo geral quanto mais íngreme é a encosta menos estável ela é. Alguns processos podem tornar a encosta mais íngreme mais o comuns dele é ação da correntes ou ondas, edificações nas encostas das montanhas, como consequência elas eliminam e removem a base da encosta, e elevam sua declividade e aumentando portanto sua força gravitacional; São grandes causadoras dos desmoronamentos.

O fenômeno intemperismo e clima ocorre mais provavelmente nas superfícies das encostas com material desagregado, ao logo do tempo as rochas são expostas e o intemperismo entra em ação reduzindo sua resistência cisalhamento e aumentando sua suscetibilidade a movimentação.

A quantidade de água na rocha ou no solo influencia na movimentação e na estabilidade das encostas. Esse fenômeno ocorre quando uma grande quantidade de água originada

da neve derretida, ou de pesadas tempestades, aumentando a probabilidade de desmoronamento da encosta.

Um forma de aumentar a resistência, é com a Vegetação que afeta a estabilidade da encosta de várias maneiras, absorvendo a água de tempestade, e diminuindo a saturação de água do material da encosta que de outra maneira diminuiria a resistência ao cisalhamento. A remoção natural da vegetação, ou pela atividade humana é maior causadora de muitos movimento de massa.

Outro fenômeno que afeta é a sobrecarga, ela que sempre é resultada da atividade humana e resulta geralmente do despejo, aterro, ou empilhamento de material desagregado, o peso adicional criado pela sobrecarga aumenta a pressão da água interna ao material por sua vez diminui a resistência ao cisalhamento, enfraquecendo desse modo a encontra,com isso ocorre o desmoronamento.

O mecanismo de desencadeamento mais comuns são os fatores de vibrações dos terremotos, e quantidade excessiva de água derretida ou de um pesado aguaceiro. Um exemplo é uma explosão, ou até mesmo algum barulho em alta intensidade, são suficiente para desencadear um escorregamento de terra se a encosta for suficientemente instável.

Alguns tipos de movimentos gravitacionais de massa são bem definidos, enquanto outros são uma combinação de diferentes tipos.

O movimento gravitacional de massa é classificado com base em 3 critérios: A velocidade do movimento (rápido ou lento), tipo de movimento (queda, escorregamento ou fluxo) e tipo de material envolvido.

O movimento gravitacional de massa rápido geralmente é

repentino e o material se move rapidamente e é potencialmente perigoso, já os movimentos que não são classificados como lentos avançam a velocidade imperceptível e geralmente, são detectáveis somente pelo efeito que causa. Embora o movimento rápido seja mais dramático, o movimento lento é responsável pelo transporte de volume maior de material desagregado.

Os tipos de movimento gravitacionais de massa são classificado em: Quedas de bloco, escorregamento, e corrida de massa e movimentos complexos.

O movimento de Queda de bloco é extremamente rápido no qual as rochas desagregadas das encosta cair em queda livre e ele varia a intensidade. A queda de bloco é um risco particularmente comum em áreas montanhosas, onde estradas tem sido construídas pela escavação e nivelamento de encontras rochosas.

O movimento de Escorregamento pode variar de extremamente rápido á muito lento, o tipo de material escorregado pode ser solo, rocha, ou os dois. Existem dois tipos de escorregamento que são reconhecidos: escorregamento rotacional e escorregamento translacional. O escorregamento rotacional ocorre geralmente ao longo de superfície de ruptura curva e envolve o material desagregado, e é um movimento extremamente lento; Já o escorregamento translacional ocorre em um superfície de ruptura plana e o movimento é muito rápido.

Corrida de massa é um movimento no qual o material flui como um fluido viscoso (lama) ou exibe movimentos plásticos, são denominados corridas de massas. A velocidade desse movimento varia de extremamente lenta para extremamente rápida, em muitos casos

começam como uma queda de bloco ou escorregamento, e posteriormente se transformam em corrida de massa, que é dividido em: fluxo de lama, fluxo de detritos, fluxo de terra, solifluxão e rastejamento.

Fluxo de lama é um dos mais fluidos e mais rápidos, o fluxo de lama pode ocorrer em regiões montanhosas, e em áreas cobertas por cinza vulcânica. O fluxo de detrito são compostos por partículas maiores do que o fluxo de lama, não contem água, conseqüentemente os fluxos de detritos são mais vistosos e sua velocidade é bem menor. Solifluxão é movimento lento de encosta abaixo, de sedimentos saturados de água da superfície; Esse fenômeno pode ocorrer em qualquer clima sendo mais comum em áreas de permafrost ( É um solo permanentemente congelado). Outro tipo de corrida de massa é o rastejamento entre todos os tipos é o mais lento e ao mesmo tempo o que mais causa prejuízo, embora possa ocorrer em qualquer clima, o rastejamento ocorre com freqüência em regiões úmidas; Como a velocidade desse movimento é praticamente imperceptível só tomamos conhecimento de sua existência pela manifestação de seus efeitos.

Como dito anteriormente, muitos movimentos gravitacionais de massas podem ser combinações de diferentes tipos. Quando um tipo é dominante, como os casos descritos até agora são facilmente classificados, mais se vários tipos estão envolvidos é chamado de Movimento Gravitacional Complexo, o tipo mais comum desse movimento é a combinação de escorregamento com fluxo de detrito ou de terra de encosta abaixo, que ocorre frequentemente em cadeias de montanhas

ígneas.

Um dos modos mais eficaz de se prevenir ou minimizar os efeitos prejudiciais do movimentos de massa gravitacional é realizar uma investigação geológica da região, dessa forma pode se identifica deslizamento de terra anteriores e as áreas suscetíveis de movimentos de massa. Embora os grandes movimentos de massa não possam ser normalmente impedidos, os geólogos e engenheiros pode empregar vários métodos para minimizar os perigos e danos resultantes. Um dos métodos é drenagem, que serve para dois propósitos: Reduzir o peso do material que provavelmente deslizaria, e aumentando a resistência ao cisalhamento da encosta.

Desastres naturais envolvendo movimentação gravitacional de massa: A tragédia foi causada por um fenômeno raro que combina fortes chuvas com condições geológicas específicas da região. Porém, ela foi agravada pela ocupação irregular do solo e a falta de infraestrutura adequada para enfrentar o problema, que se repete todos os anos no país. Aconteceu na região serrana do Rio de janeiro na madrugada do último dia 12 de janeiro de 2011, uma enxurrada de toneladas de lama, pedras, árvores e detritos desceu a montanha arrastando tudo pelo caminho, uma das prováveis causas, era o solo das encostas que é constituído por uma camada fina de terra e vegetação sobe a rocha. Quando fica encharcado, se descola da montanha, descendo feito uma avalanche. A grande inclinação das montanhas fez com que o deslizamento atingisse até 150 quilômetros por hora, aumentando a potência de destruição, Provocando o pior deslizamento da história do Brasil

...

Baixar como  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »