TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia Marmore

Monografias: Geologia Marmore. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2014  •  1.009 Palavras (5 Páginas)  •  1.628 Visualizações

Página 1 de 5

TRABALHO DE GEOLOGIA

MARMORE

Neste trabalho falaremos sobre o mármore, que é uma rocha metamórfica que pode ser encontrada no Brasil no estado do Espírito Santo. O mármore é uma rocha formada a partir do metamorfismo dinamotermal, que apresenta aumento de pressão e temperatura.

O mármore é classificado como uma rocha metamórfica pela transformação que o calcário sofre em altas pressões e temperaturas, por isso é encontrado em regiões que possuem atividade vulcânica, constituído também de um mineral chamado mica, que possui aspecto brilhante e é constituído de silicato de alumínio e potássio. Este pode possuir diversas cores, como: rósea, branca, esverdeada e preta. Possui propriedades de condução térmica dependendo da cor e tipo de mármore, pode ser escorregadia quando polida e possui grau de dureza de 3,5 á 4,5. Quanto mais puro for o calcário mais puro será o mármore.

As propriedades físicas do mármore é um material “mole”, que apresenta uma dureza, ou seja, resistência ao risco, sensivelmente baixa. Alem disso é um material que apresenta veios mais evidentes e grande porosidade, por isso suscetível a manchas e desgaste.

Desenvolvimento

O mármore é um material não renovável, com um recurso fundamental nas indústrias de rochas ornamentais. Mármore tem seu valor no comercio pelos seguintes aspectos: qualidade estética e qualidade física – mecânica. Com o surgimento de novas técnicas de extração acelerou muito mais sua exploração, e o surgimento de competitividade entre as empresas de extração de mineral aumento.

O Brasil é um dos maiores exportadores de rochas ornamentais e dentre qual se destaca o mármore. São encontrado estado do Espírito Santo, que é um dos principais, o Rio de Janeiro não fica muito atrás, pois sua a região Noroeste também é rica em rochas ornamentais, o município de Santo Antônio de Pádua onde as rochas ornamentais deste município são principalmente rochas graníticas. No entanto, existem também em Santo Antônio de Pádua cerca de 70 empresas explorando. A beleza do mármore como produto, agradou a sociedade de tal forma que suas aplicações deixaram de ser somente utilizado para se tornarem um utensílio que está inserido até mesmo nos momentos de lazer da população, a partir do momento em que passaram a ser utilizadas como matéria-prima na criação de obras de arte e de monumentos históricos. Percebe-se que este é um setor de grande economia mineral do Brasil e, em particular, do Rio Grande do Norte, evidenciando-se que a produção de rochas ornamentais precisa ser reconhecida nacionalmente, de forma a atrair mais investidores que venham a trazer desenvolvimento e que criem obstáculos para as ilegalidades e as dificuldades ainda enfrentadas pelo setor. De acordo com o Departamento Nacional de pesquisa Mineral – DNPM – (2011), o Brasil se colocaria em 5° lugar no ranking mundial tanto em produção como nas exportações de rochas ornamentais. No Brasil, existe uma quantidade muito grande de empresas não regulamentadas, o que interfere diretamente nos cuidados com o meio ambiente (DNPM, 2011).

Aproximadamente 120 países consomem os materiais produzidos pelas mais de 11 mil empresas que trabalham nas diversas etapas do procedimento de preparação da rocha para o consumo, além das empresas que operam sem regulamentação, que não estão incluídas nesta contagem (MAIA, 2004; RUSSO, 2011). Atualmente, o nosso país é conhecido por ser o maior fornecedor de rochas ornamentais para os Estados Unidos da América, com uma quantidade de aproximadamente 630 mil toneladas no ano de 2010. Essas negociações geraram no mesmo ano um retorno de quase 500 milhões de dólares. O Brasil também é o 2º maior produtor de ardósia do mundo (16% da produção mundial), o 3º maior exportador de granito bruto (12% do total global), o 4º maior produtor de rochas ornamentais e 4º maior exportador

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com