TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Geologia: Questões discursivas

Seminário: Geologia: Questões discursivas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  Seminário  •  1.406 Palavras (6 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 6

Escola Estadual Professor Adalberto Nascimento

Trabalho de Geografia

Geologia: Questões discursivas.

Dyellen Cristina Sartori

Serie: 1º Ano G

• Quais as principais camadas internas da terra?

As camadas internas da terra são estruturadas da seguinte forma: a crosta: A crosta que forma a maior parte da litosfera. Em alguns lugares chega a atingir 90 km, mas geralmente estende-se por aproximadamente 30 km de profundidade. É composta basicamente por silicatos de alumínio, sendo por isso também chamada de Sial; o manto O manto estende-se desde cerca de 30 km e por uma profundidade de 2900 km. A pressão na parte inferior do mesmo é da ordem de 1,4 milhões de atmosferas. É composto por substâncias ricas em ferro e magnésio. Também apresenta características físicas diferentes da crosta. O material de que é composto o manto pode apresentar-se no estado sólido ou como uma pasta viscosa, em virtude das pressões elevadas; e o núcleo também chamado de Nife, Centrosfera ou Barisfera e, em planetas como a Terra, dada sua constituição, pode ainda receber o nome de Metalosfera. A específica média da Terra é de 5.515 quilogramas por metro cúbico, fazendo dela o planeta mais denso no Sistema Solar, havendo entre elas algumas descontinuidades: a de Mohorovicic que ocorre em virtude da diferença de composição entre camadas rochosas e a de Gutenberg é uma descontinuidade química que foi observada a partir da obdução de partes da crosta oceânica. Juntas, essas camadas atingem 6.370 metros entre a superfície e o centro do planeta.

• Quais as principais camadas externas da terra?

Estrutura Externa, são os ambientes da Terra – Litosfera, Hidrosfera, Atmosfera e Biosfera. Tem como característica o fato desses ambientes se relacionarem entre si, isto é, são interdependentes: qualquer modificação num desses ambientes provocam alterações nos demais e no conjunto todo.

A Litosfera - É a camada sólida mais externa da crosta terrestre. Consiste nas rochas e solo, tem cerca de 200 quilômetros de espessura; Hidrosfera – É o conjunto de todas as águas do planeta: dos oceanos, dos mares, dos rios e dos lagos, as águas subterrâneas e o vapor de água na atmosfera. Atmosfera – É a camada de gases que envolve a Terra, contém gases importantes para a vida, como o oxigênio, o nitrogênio, e o gás carbônico, além de atuar no processo de equilíbrio da temperatura e umidade do planeta. Biosfera – Ou esfera de vida, é um ambiente resultante das relações de milhões de anos entre a Atmosfera, Hidrosfera e a Litosfera. É na Biosfera que se encontram todos os seres vivos, pois é onde contém os diferentes tipos de solos, minerais, o ar, a água, a luz, o calor e os alimentos, elementos fundamentais para a vida.

• Explique a denominação de terra geoide.

O geoide é um modelo físico da forma da Terra. De acordo com Carl Friedrich Gauss, é a "figura física da Terra", sendo, de facto do seu campo de gravidade. É a superfície equipotencial (superfície de potencial gravitacional constante) e que, em média, coincide com o valor médio do nível médio das águas do mar. A superfície do geoide é mais irregular do que o elipsoide de revolução usado habitualmente para aproximar a forma do planeta, mas consideravelmente mais suave do que a própria superfície física terrestre. Enquanto que esta última varia entre os +8850 m (Monte Everest) e −11000 m (Fossa das Marianas), o geoide varia apenas cerca de ±100 m além da superfície do elipsoide de referência. Ao viajar no mar, não se nota as ondulações do geoide; a vertical de cada lugar é sempre perpendicular e a horizontal tangente ao geoide. Um receptor de GPS a bordo pode mostrar as variações de altitude relativamente a um elipsoide (cujo centro coincide com o centro de massa terrestre) mas não a altitude ortométrica, relativa ao geoide.

• Explique o processo de tectonismo.

Tectonismo é o movimento de rochas submetidas a grandes forças no interior de um planeta. Na Terra as forças das placas litosféricas provocaram o surgimento de grandes cadeias de montanhas como o Himalaya, ou a criação de bacias oceânicas. Embora existam algumas teorias de que Marte pode ter tido alguma tectônica de placas no passado, o que se vê hoje são processos causados majoritariamente pela gravidade. O peso de vulcões gigantes pressiona a crosta, fazendo com que ela se flexione e se quebre. Montanhas menores surgem onde lava e/ou sedimentos pressionam e deformam a crosta. Água e/ou magma que escapam do chão podem afastar as placas e formar longas fissuras. Além disso, a superfície também é deformada pelos impactos de meteoritos.

• O que são placas tectônicas?

Placas tectônicas são os gigantescos blocos que compõem a camada sólida externa do nosso planeta, sustentando os continentes e os oceanos. Impulsionadas pelo movimento do magma incandescente no interior da Terra, as dez principais placas se empurram, afastam-se umas das outras e afundam alguns milímetros por ano, alterando suas dimensões e modificando o contorno do relevo terrestre.

• Quais são os agentes naturais que atuam no planeta terra?

Os

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com