TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Glabalização E Comércio

Projeto de pesquisa: Glabalização E Comércio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/11/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.757 Palavras (8 Páginas)  •  177 Visualizações

Página 1 de 8

RESUMO

Este trabalho tem por objetivo inicial analisar o texto proposto pelo Professor Maurício Manzalli, que versa sobre o relatório do Bird (Banco Mundial), nos trazendo informações de suma importância a respeito de Economia e Globalização.

Após esse primeiro momento, será feito uma comparação, uma interligação entre os assuntos abordados no texto e o tema globalização, que muito foi estudado nos Estudos Disciplinares II.

O tema globalização é de fundamental importância para que possamos entender todo o processo de funcionamento do mercado financeiro e de toda economia mundial.

A globalização é um termo que surge no final dos anos 1980 e início dos 1990, dando significado a uma nova ordem mundial única. Representa a interdependência entre países e povos em suas relações comerciais, produtivas, tecnológicas, financeiras, culturais. Trata-se de um processo de interação entre economia e política com elevada participação dos meios de comunicação. Representa uma nova etapa na evolução do sistema capitalista de produção.

A Globalização econômica e financeira veio ter um impacto bastante significativo, na qualidade de vida, na comunicação e grandes efeitos na indústria e serviços, considerando-se assim um fenômeno capitalista. Porém, há quem diga que ela também traz consigo algumas desvantagens. É o que veremos no desenvolvimento do trabalho.

ABSTRACT

This study aims to analyze the initial text proposed by Professor Maurice Manzalli, which deals with the World Bank report (World Bank), bringing us very important information about Economy and Globalization.

After that first time, a comparison will be made, an interconnection between the issues addressed in the text and the globalization theme, that much has been studied in Disciplinary Studies II.

The theme of globalization is crucial for us to understand the whole process of operation of the financial market and the entire world economy.

Globalization is a term that appears in the late 1980s and early 1990s, giving meaning to a new world order only. Represents the interdependence between

countries and peoples in their trade relations, productive, technological, financial, cultural. It is a process of interaction between economics and politics with high

involvement of the media. Represents a new stage in the evolution of the capitalist system of production.

The economic and financial globalization has come to have a significant impact on quality of life, communication and great effects in industry and services, considering as well a phenomenon of capitalism. However, some say that it brings some disadvantages. We will see the development of the work. 

SUMÁRIO

1-INTRODUÇÃO 6

2-GLOBALIZAÇÃO E COMÉRCIO 7

3-GLOBALIZAÇÃO E COMÉRCIO X TEXTO 8

4-CONCLUSÃO 9

5-REFERÊNCIAS BIBLOGRÁFICAS 10

INTRODUÇÃO

É sabido que com a chegada da globalização houve uma integração econômica, social, cultural, política, que teria sido impulsionado pelo barateamento dos meios de transporte e comunicação dos países do mundo no final do século XX e início do século XXI.

É um fenômeno gerado pela necessidade da dinâmica do capitalismo de formar uma aldeia global que permita maiores mercados para os países centrais (ditos desenvolvidos) cujos mercados internos já estão saturados.

O processo de Globalização diz respeito à forma como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interliga o mundo, levando em consideração aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos. Com isso, gerando a fase da expansão capitalista, onde é possível realizar transações financeiras, expandir seu negócio até então restrito ao seu mercado de atuação para mercados distantes e emergentes, sem necessariamente um investimento alto de capital financeiro, pois a comunicação no mundo globalizado permite tal expansão, porém, obtêm-se como consequência o aumento acirrado da concorrência.

GLOBALIZAÇÃO E COMÉRCIO

A Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas do mundo todo. Através deste processo, as pessoas, o governo e as empresas trocam ideias, realizam transações financeiras e comerciais e espalham aspectos culturais pelos quatro cantos do mundo. O conceito de Aldeia Global se encaixa neste contexto, pois está relacionado com a criação de uma rede de conexões, que deixam as distâncias cada vez mais curtas, facilitando as relações culturais e econômicas de forma rápida e eficiente.

Vários países tiveram muita necessidade de expandir os seus mercados, e isso fez com que começassem a abrir-se para os produtos de outros países. Isto vem comprovar que a globalização da economia é o processo através do qual se expande os mercados e onde as fronteiras nacionais parecem mesmo desaparecer aquando desse movimento de expansão.

Em termos econômicos, a globalização caracteriza-se pela total liberalização de circulação de pessoas, bens e serviços.

Com a abertura das fronteiras e a livre circulação de bens e serviços entre vários países, a globalização econômica cresceu significativamente e venceu sobre a globalização social e política. A liberdade de movimentação leva a que seja mais fácil uma circulação de capitais, e consequentemente a um crescimento de algumas economias, dependendo do nível de desenvolvimento e integração dos vários países envolvidos neste comércio internacional.

Atualmente os grandes beneficiários desta “aldeia global” são os países com grandes economias de exportação, com um mercado interno forte e cada vez maior presença mundial.

A globalização econômica deve muito ao aumento das redes de comunicações, pois o aumento da utilização da internet faz com que seja possível realizar muitos acordos e protocolos entre diferentes empresas privadas e governamentais.

A globalização econômica também veio contribuir para um aumento da qualidade de vida mundial. O acesso rápido a novas tecnologias, como novos medicamentos, novos equipamentos cirúrgicos e técnicas, aumento na produção

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com