TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalizaçao

Resenha: Globalizaçao. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/3/2014  •  Resenha  •  1.537 Palavras (7 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 7

Cada vez mais, tem ocupado o centro dos debates mais respeito da globalização, a questão da diminuição ou enfraquecimento do papel do Estado-nação .Neste contexto predominado pela ideologia neoliberal, há uma mudança de paradigmas e toda uma nova conceituação a respeito das questões sociais, cidadania, soberania, hegemonia, autonomia entre tantas outras que passam por alterações frente ao novo Estado-nação, Estado fraco ou mínimo, como preferem alguns autores. As relações econômicas são reguladas pelo mercado num mundo sem fronteiras, de reestruturação tecnológicas, que afeta tanto as formas de produção, organização e gestão empresarial quanto à própria natureza do Estado e a sua função enquanto instituição reguladora e promotora do bem estar social e econômico. Após alguns anos da implantação desta nova ordem global de liberação econômica, privatizações e revoluções tecnológicas, podemos verificar que houve muitos avanços como na área da tecnologia, nos meios de comunicação e informação entre outros, mas por outro lado, trouxe muitos prejuízos, nas áreas sociais, econômicas, trabalhistas e humanas para muitas pessoas que não são atingidas pelos impactos tecnológicos e que em grande parte não tem meios alternativos para a situação em que se encontram.

Daí toda a discussão a respeito da intervenção do Estado na promoção do interesse público, nas suas mais diversas áreas e nos vários níveis de intensidade, conciliando a responsabilidade ou dever de conduzir uma economia de mercado estabilizada perante o sistema financeiro internacional, com os problemas sociais urgentes de uma sociedade necessitada, que ainda precisam ser resolvidos, principalmente nos países periféricos. No mundo atual,é comum um sabermos de episódios e eventos ocorridos em qualquer parte do mundo. Praticamente no instante que acontecem. I se da graças ao alcance do radio, TV, do telefone,e por ultimo a internet. A locomoção hoje para qualquer canto da terra ,hoje se fala varias línguas em todo canto.(poliglota).A globalização não muda totalmente a desigualdade social. Ainda nos dias de hoje acontecem os abusos,detenções arbitrárias,execuções sem julgamentos dignos. Em vários lugares ainda acontecem torturas.

Os desaparecidos que ninguém sabe explicar, e não são encontrados, e os números verdadeiros não são divulgados. No brasil houve o relato de grupos de extermínio ,estariam agindo, matando centenas de pessoas. Execuções sumarias. E com tanta violência, tanta desigualdade, ainda sim dizem que tudo é avançado e que vemos na era da globalização. A globalização e a competitividade acelerou com tanta inovação, informação. E com isso quem tem a ganhar é o mercado de trabalho e a econômia em todos os setores. Com a era da informação o computador a internet e indispensável. As mudanças ,na politica , na cultura, na economia que haja alternativa que reverta o papel do estado. O orçamento seja equilibrado, e q os mercados mundiais não os puna tanto,pois em fração de segundos leve a falência, pessoas , empresas e nações em todo mundo. A globalização,e suas tecnologias fez e continua fazendo transformações

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com