TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  915 Palavras (4 Páginas)  •  192 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Utilizamos o termo globalização para definir conjuntura atual do sistema capitalista no mundo em que vivemos. É vista como a unificação dos países capitalista, encurtando distancias entre os povos, facilitando a troca de experiências entre as diversas culturas mundiais, facilitando relações econômicas políticas e sócias entre países, tornando o mundo uma verdadeira Aldeia Global.

A globalização

Após a primeira revolução industrial o mundo começou a mudar bruscamente, pessoas perceberam que havia uma necessidade muito grande em alimentar fronteiras econômicas para aumentar os lucros, foi nessa época que começou a tomar força o fenômeno da globalização, algo que já vinha sendo iniciado desde a expansão marítimo-comercial europeia no final do século XV, época em que podemos considerar que o sistema capitalista começou a se expandir pelo mundo. Assim, aliado ao avanço do sistema capitalista no mundo, era possível a quebra de fronteiras e aumentando cada vez mais o nível tecnológico e facilitando a negociações do comercial mundial.

A globalização não pode ser considerada um acontecimento, uma vez que está sempre em evolução, tornando as relações globais cada vez mais rápidas e eficientes, podemos citar como exemplo a velocidade em que a notícias eram transmitidas no início do século XX e como chegam aos receptores no início do século XXI, informações que surgem um continente podem chegar a outro praticamente em tempo real.

Globalização econômica e política.

O maior exemplo de globalização dentro desta área pode ser demonstrado por Blocos Econômicos, como Mercosul, União Europeia, NAFTA, Apec. Esses blocos são tratados entre países que possam ter interesses em comum tornando negociações mais rápidas e lucrativas, possibilitando a evolução tecnológicas entre os países pertencentes ao bloco e tornando as relações internacionais mais fortes. Em contrapartida um país que não possua recursos necessários para fazer parte de um bloco, pode ter seu desenvolvimento comprometido.

Globalização cultural

Passa diretamente pelos meios de comunicação e transporte, encurtando distancias entre pessoas e possibilitando a troca de experiências e costumes, ditando as regras de moda e estilos de vida. Atualmente podemos citar as redes socias que possibilitam a interação entre pessoas de praticamente todos os lugares do mundo, onde existem grupos para troca de experiências de vida ou trocar informações uteis para o dia-a-dia.

Outsourcing

E um termo muito utilizado nos dias de hoje, vem do inglês, sua tradução literal é: “out” = “fora” e “sourcing” = “fonte”. Ou seja, é uma modalidade de contratação em que a empresa “terceiriza” sua mão de obra, contrata serviços de outras empresas para realizar tarefas em alguma parte do processo de produção, mas nunca no procedimento que dá origem ao produto final. Uma usina de açúcar e álcool, por exemplo, pode terceirizar a manutenção dos equipamentos elétricos, mas mantem sua mão de obra no processo de produção. Outsourcing pode estar ligado também a consultoria, como por exemplo o setor de segurança do trabalho. Outros setores que podemos citar como exemplo são, transporte, limpeza e segurança patrimonial.

Esse método garante uma maior eficiência na execução das tarefas necessárias, uma vez que empresas especializadas possuem maior tecnologia e uma mão de obra qualificada para a realização das atividades, podendo gerar laudos e certificados de garantia para determinados serviços. Assim, diminuindo os custos na produção e facilitando a vida dos empresários.

Vantagens do outsourcing

O outsourcing pode reduzir de forma considerável os custos com mão de obra, uma vez que os funcionários terceirizados tendem a receber um salário menor que os funcionários da empresa, além de ser possível que se absorva algum tipo de conhecimento da empresa contrada.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com