TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Seminário: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2013  •  Seminário  •  386 Palavras (2 Páginas)  •  211 Visualizações

Página 1 de 2

Na disciplina DPP, estudamos alguns temas de relevância importância para a vida acadêmica e profissional, tais como: a globalização e o cenário contemporâneo, o trabalho, as interações sociais, comunicação e o processo seletivo. Ao lermos esses temas, nós conseguimos relacionar os conceitos com a nossa vida profissional, pessoal e política,

No cenário contemporâneo, a globalização e a internacionalização da economia possibilitam a visão de um mundo dinâmico. Nesse contexto, notamos a ocorrência de fenômenos eminentemente importantes de ordem econômica, política e científica. No entanto, o desenvolvimento e o progresso são acompanhados de degradação ambiental e diminuição dos recursos naturais. O mundo está em constante transformação e nossa percepção de futuro também precisa ser dinâmica.

O trabalho é fundamental para a evolução e transformação do meio em que vivemos, objetivando o progresso. Pode ser visto por algo estruturado e motivador ou apenas como instrumento de dominação. A globalização vem transformando os meios de produção e o mercado de trabalho, na atual fase de expansão capitalista muitas ocupações antigas estão desaparecendo e outras sendo criadas. Com a modernização, o trabalho começou a ser mais intelectual que braçal.

A interação social é um fato muito importante em nossas vidas para o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas, afetivas na infância e adolescência. Na idade adulta o contexto profissional passa a influenciar o desenvolvimento, e o indivíduo adquire comportamentos necessários para o ambiente social.

A comunicação está presente em nosso cotidiano e ocorre por meio da linguagem, códigos e suas tecnologias. É o ato de transmitir e receber mensagens de diferentes modos e por diversos canais, como por exemplo a escrita, a comunicação verbal, sinais, gestos. A comunicação eficiente é o processo de transmissão de mensagens corretas que sejam entendidas e respondidas com coerência.

O processo seletivo é um método contemporâneo utilizado por empresas e instituições públicas e privadas para a admissão de pessoas. Envolve um conjunto de técnicas para a escolha de um candidato. A organização de um bom currículo, a entrevista de emprego, a dinâmica de grupo, testes psicológicos e provas fazem parte ao referido processo.

Com base nos dados relacionados acima, concluímos que as informações das atividades colaborativas desenvolvidas nas aulas-temas retratam a realidade contemporânea dos indivíduos, inseridos em um contexto social, político e econômico. O conteúdo é de extrema importância, e nós levaremos como aprendizado pelo resto de nossas vidas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com