TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Resenha: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  Resenha  •  219 Palavras (1 Páginas)  •  175 Visualizações

A nova ordem mundial apresenta algumas características econômicas, políticas e sociais que refletem o capitalismo globalizado e sua influência na formação dos blocos econômicos. Sobre isso, analise as afirmações abaixo:

Anteriores ao surgimento do Estado Nacional investiam em diferentes épocas sobre a forma de cidades – estados e feudos, ao passo que “ as unidades econômicas formaram nesta ordem : a família, o feudo , a comunidade da vila, a cidade e a ilha das cidades” (DIAS, 2004, P.25)

É recorrente o problema de relação entre politica e território, elemento essenciais no processo histórico de formação das sociedades. A questões de conflito de interesse surgem nas relações sociais e se materializam em disputas de território.

As tensões e os arranjos servem como base para uma abordagem e uma analise geográfica. Assim, pode-se dizer que é na relação da politica e o território que surge a base material e simbólica de uma sociedade, ( conceito que é definida na geografia politica).

Ao contrario de que se precisa atualmente em sua origem a geografia politica se coloca no compromisso pelo qual relações que eram influenciadas pela geografia.

Durante décadas, tentou-se demonstrar como a distribuição de continentes, oceanos, montanhas e cadeias, entre outras características do ambiente terrestre afetava direta ou indiretamente a humanidade e subdividia o mundo em Estados, gerando a competição e o conflito entre elas.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com