TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Seminário: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/5/2014  •  Seminário  •  364 Palavras (2 Páginas)  •  220 Visualizações

Página 1 de 2

O mundo, nos tempos atuais, passa por intensas mudanças onde distâncias, que até ontem, eram percorridas em alguns meses, hoje, essas mesmas distâncias são percorridas em algumas horas. Mensagens que demoravam vários dias para serem entregues aos seus destinatários, hoje são instantâneas. Nunca a Humanidade produziu tantos bens e serviços quanto na atualidade, em pouco mais de 300 anos a humanidade desenvolveu-se muito mais que todo o período anterior da sua história.

Um assunto muito amplo e recente. De maneira geral pode-se concluir que o impacto da globalização, juntamente com a nova revolução tecnológica, teve efeitos muito significativos na economia, onde setores produtivos foram alterados por pressões da concorrência externa, privatizações e melhorias na qualidade da capacitação da mão de obra do país.

A aplicação de novas tecnologias e novas práticas de gestão propiciaram uma elevação na produtividade geral do mercado de trabalho e conjuntamente com a alteração da participação de inúmeros setores na economia, diminuição da participação estatal no setor produtivo e com um crescimento pífio da economia desde a abertura comercial, geraram um incremento nas taxas de desemprego no país.

Contudo nos últimos anos, a elevação das taxas de crescimento do país juntamente com novas oportunidades advindas das novas tecnologias e oportunidades internacionais, propiciaram a recuperação do nível de emprego e uma consequente melhoria no níveis salariais do país.

As novas tecnologias, formas de gestão e aumento de produtividade fizeram com que, num primeiro momento ocorresse uma elevação nos níveis de desemprego, porém com a volta do crescimento da economia essa tendência está sendo revertida. Se forem avaliadas as oportunidades originadas por aspectos demográficos, há uma perspectiva de melhoria mais significativa no mercado de trabalho do país. E com a elevação do nível de inserção do país no mercado global, acabará gerando para o país um maior nível de especialização e melhoria mais drástica no níveis produtivos

Referências

CACCIAMALI, Maria C. Globalização e Processo de Informalidade. Campinas: Economia e Sociedade, jun. 2000. Disponível em: <www.scielo.com.br>, acessado em 09 de fev. de 2014.

MACHADO, Ana Flávia; MOREIRA, Maurício M. Os Impactos Da Abertura Comercial Sobre A Remuneração Relativa Do Trabalho No Brasil. Belo Horizonte: Cedeplar, 2001. Disponível em: <www.cedeplar.ufmg.br>, acessado em 09 fev. de 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com