TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Artigo: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/5/2014  •  Artigo  •  307 Palavras (2 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 2

Globalização

A origem da globalização é separada em basicamente três períodos: Primeira fase (1450-1850) – expansionismo mercantilista

Segunda fase (1850-1950) – industrial,imperialista,colonialista

Globalização recente (Pós 1989) – cibernética,tecnológica,associativa

Desde que começou a haver mudanças tanto culturais,sociais e econômicas foi denominado o nome de Globalização para estes períodos pois consiste no processo que envolve o desenvolvimento dos países ao redor do mundo e suas relações sociais,econômicas e políticas pois muitas evoluções aconteceram nas últimas décadas facilitando a relação e encurtando as distâncias criando pontos em comum entre esses países.

Como em todos os tipos de processos tem vantagens e desvantagens. Algumas das vantagens são a melhora do relacionamento com outros países,investimentos,acesso à produtos importados com preço mais acessível facilitando o acordo de taxa de exportação e importação para que todos se ajudem naquilo que o país tem à oferecer com melhor custo e qualidade.

Porém em meio à tantas vantagens existem as desvantagens que consiste na concentração de riqueza então quem está mais rico acaba ficando mais rico e quem vive em países sub-desenvolvidos continua vivendo em extrema pobreza e muita vezes utiliando os mesmos para mão de obra barata pois acabam de instalando nesses países e desvalorizam a sua cultura nacional em si.

A vida de todo ser humano acaba sendo influenciada diretamente ou indiretamente pela Globalização pois temos acesso à canais de televisão,sites,programas,roupas,sapatos,tênis,acessórios de todos os tipos que muitas vezes foram comercializados em outros países.

Antigamente não existiam tantas empresas de diferentes marcas comercializando o mesmo produto pois assim a produtividade aumenta e baixa o custo de produção.

No passado os sistemas de integração entre esses países eram muito diferentes,o ser humano dependia de caravelas,barcos,telégrafos,telefones e cartas que demoravam dias ou meses para chegar ao seu destino o que prolongava qualquer tipo de assunto que tivesse que ser resolvido,bem como a dificuldade entre as diferentes línguas.Atualmente o padrão de vida melhorou na área da saúde,educação e cultura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com