TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Resenha: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Resenha  •  235 Palavras (1 Páginas)  •  179 Visualizações

O período em que vivemos, é marcado por diversas transformações em todo o mundo.

As formas de vida bastante rígidas ou severas que eram utilizadas para regular as relações em sociedade, vêm sendo, pouco a pouco, desgastadas.

Isto traz diversas conseqüências no dia-a-dia das pessoas.

É, pois, um momento de crise nestas formas de vida.

Esta crise atinge um dos principais princípios a que a humanidade dava tanto valor, desde os inícios da modernidade: a racionalidade.

Com a crítica ao pensamento teológico medieval e a atitude otimista diante da vida, provocada pelo Renascimento, as grandes invenções, as grandes navegações e descobertas e, sobretudo, com a formação do capitalismo, a razão foi sendo progressivamente valorizada como a característica, por excelência, da condição humana: o Homem como animal racional.

Nesta nova forma de pensamento, durante a modernidade, a razão era considerada um atributo, uma qualidade de todo ser humano, portanto, absoluta e universal, acima de todas as diferenças e particularidades culturais.

Portanto, tinha uma característica bastante única, ou seja, a pretensão de sua validade para todo o mundo, de uma forma única, o que propiciou um excesso de confiança nas capacidades que esta qualidade humana poderia vir a possuir, tendo como objetivo trazer segurança através do controle total da natureza e da sociedade.

A universalidade da razão foi expressa através de leis científicas e morais, tidas como a condição para a busca em direção à libertação humana pretendida.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com