TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Trabalho acadêmico: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/9/2014  •  Trabalho acadêmico  •  2.137 Palavras (9 Páginas)  •  309 Visualizações

Página 1 de 9

1 INTRODUÇÃO

Na atualidade, vive-se o aprofundamento da inovação e da globalização, onde indústrias e conhecimentos espalham-se por todos os cantosdo planeta.

Alguns países mais desenvolvidos começaram a se armar de medidas de segurança contra a velocidade desse avanço, com vistas a preservar o equilíbrio social com sua explosão. No entanto, mesmo estes países, não foram capazes de prever e se preparar para esse fenômeno que gerou uma globalização econômica impregnada da ideologia da mais dura forma de capitalismo: aquele que prega como bem maior para a sociedade, a economia de mercado sobre qualquer outro aspecto.

Na sua nova etapa, a globalização definitivamente consolidada com o avanço tecnológico, diminuiu a importância da matéria-prima e da mão-de-obra direta, ampliando as desigualdades sociais, trazendo como resultados o desemprego, a pobreza e a escravidão. Isto porque o Estado passou a ser pressionado para agir como garantidor dos interesses econômicos a fim de superar a desigualdade produtiva, mesmo que isso significasse recuar nas conquistas sociais alcançadas pelas sociedades ao longo de muitas décadas.

No processo, o poder estatal dos países menos desenvolvidos começou a perder forças para a economia de mercado, passando a ser induzido e influenciado pelos organismos internacionais criados pelos países concentradores de riquezas e pelas grandes corporações multinacionais, tornando-se cada vez mais incapaz de satisfazer as necessidades básicas da população.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 O QUE É GLOBALIZAÇÃO

Segundo o dicionário AURÉLIO globalização é: “o processo de integração entre as economias e sociedades dos vários países, especialmente no que se refereá produção de mercadorias e serviços, aos mercados financeiros, e a difusão de informações”.

A globalização é um fenômeno social que ocorre em escala global, e o processo que consiste em uma integração de caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países. A globalização com o passar do tempo vem ocorrendo grandes evoluções, principalmente, nos meios de transportes, fazendo com o que o mundo encurtasse as distâncias, antigamente uma viagem entre lugares distantes demoraria dias, semanas ou ate mesmo meses e hoje com os avanços nos meios de transportes esse tempo diminui e nas telecomunicações (telefonia fixa e móvel, internet, aparelho de fax, entre outros), hoje as notícias são divulgadas em tempo real.

A formação dos blocos econômicos deve-se a globalização que buscam se fortalecer no mercado que está cada vez mais acirrado e competitivo.

De acordo com FREITAS 2009:

O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas. As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

2.2 SURGIMENTO DA GLOBALIZAÇÃO

A globalização surgiu com as evoluções ocorridas nos meios de transportes e nas telecomunicações, o que aproximou as nações e os mercados.

Segundo BRASIL ESCOLA o processo de globalização divide-se em duas fases:

 Primeira fase (1450-1850): Caracterizada pela expansão do mercado, através da abertura de novas rotas marítimas facilitou o comércio de mercadorias e tráfico negreiro entre os países.

A intensificação da globalização deu-se no período da primeira guerra mundial, onde militaresutilizaram de estratégias durante a batalha para expandir o mercado europeu.

 Segunda fase (1850-1950): O século XVIII foi marcada pela acelerada industrialização ocorrida em alguns países.

Conforme o site BRASIL ESCOLA, “[...] esta nova época será regida pelos interesses da indústria e das finanças.[...]”

Foi nesta época que houve o surgimento e alguns produtos e serviços que ajudaram a globalização, tais como:

 O trem e o barco a vapor: que contribui para encurtar as distâncias;

 O telégrafo e o telefone: que aproximou os continentes;

2.3 Quais as vantagens e desvantagens de um mundo globalizado

A abertura da economia foi fundamental no combate a inflação no Brasil epara a modernização da economia com a entrada de produtos importados, e assim beneficiando o consumidor e gerando mudanças positivas para o nosso cotidiano.

Veja algumas vantagens da globalização segundo BRASIL ESCOLA:

 Vantagens:

 Facilidades em conseguir informações;

 Surgi novas tecnologias e cada vez mais avançadas;

 Facilita a vida e a convivência entre os países;

 Estimula o crescimento econômico;

Mas por outro lado a necessidade de modernização e de aumento de competitividade das empresas produziu um efeito muito negativo, pois para reduzir custos e poder baixar os preços, as empresas tiveram de aprender a produzir mais com menos funcionários, colocando novas tecnologias e máquinas, assim o trabalhador perde seu espaço.

Veja algumas desvantagens da globalização segundo BRASIL ESCOLA:

 Desvantagens:

 Gera o desemprego;

 Desvalorização de culturas;

 Exploração de mão de obra barata;

 Causa drásticos impactos ambientais;

 Os países desenvolvidos exploram os subdesenvolvidos;

 Cresce a pobreza, narcotráfico, mercado informal e consequentemente a violência;

 Desigualdade social;

2.4 Como se adequar aos avanços trazidos pela globalização

Segundo PALETTA (2008) Nunca se

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com