TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Tese: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/10/2014  •  Tese  •  1.188 Palavras (5 Páginas)  •  322 Visualizações

Página 1 de 5

Globalização

A globalização é um fenômeno social iniciada após a Era dos Descobrimentos (séc. XV a XVIII) e teve grande desenvolvimento a partir da Revolução Industrial (séc. XVIII a XIX). É resultado entre a consolidação do Capitalismo, com os avanços tecnológicos e pela necessidade da expansão da movimentação do comércio global. Esse processo consiste em uma integração de caráter econômico, social, cultural e político entre diferentes países, e consequentemente tornou o mundo interligado, na chamada “Aldeia Global”. A quebra de fronteiras gerou uma expansão capitalista onde foi possível realizar transações financeiras e expandir os negócios – até então restritos ao mercado interno – para mercados distantes e emergentes.

A globalização é a fase mais avançada do capitalismo, este que se tornou predominante posteriormente ao declínio do socialismo.

A integração a nível global decorre pela combinação de dois fatores: o aperfeiçoamento das tecnologias e o incremento no fluxo do comércio mundial.

Uma das características da globalização é a formação de blocos econômicos, ou seja, países que se juntam para fomentar as relações comerciais, como é o caso do MERCOSUL na América do Sul e da União Europeia.

Papel das multinacionais no fenômeno

As multinacionais possuem papel central na globalização, uma vez que suas instalações em solo estrangeiro muitas vezes fazem parte de acordos politico-econômico-sociais entre países, estreitando assim relações entre os mesmos. Estas são corporações industriais, comerciais e de prestação de serviços que possuem matriz em um país e filiais dispersas em tantos outros pelo mundo. A razão pela descentralização é a procura por mercado consumidor, energia, matéria-prima e mão de obra barata. Elas estão presentes em todos os países do mundo e atualmente passam por incorporações e fusões. Muitas têm, inclusive, maior rendimento que países.

Enquanto as atividades mais criativas (como o desenvolvimento do projeto e da tecnologia e o marketing) e de comando se concentram na matriz, geralmente em um país desenvolvido, as etapas de produções se dividem em vários países, dentre aqueles que apresentarem condição favorável à instalação das mesmas, como incentivo fiscal, proximidade da fábrica com a matéria prima, disponibilidade de fonte de energia barata e subsídios governamentais. A exemplo, pode-se citar a empresa têxtil norte-americana Nike que não possui nenhuma fábrica em solo estadunidense, uma vez que sua linha de montagem se encontra instalada no sul e sudeste da Ásia, em detrimento do baixo custo da mão de obra local e demais benefícios acima citados. Apenas quando finalizado é que o produto é então reexportado para os Estados Unidos e escoado para o comércio global.

A desintegração do processo produtivo industrial e empresarial leva as multinacionais a guiar suas estratégias de produção e funcionamento como se não existissem fronteiras entre as nações; por isso, essas empresas também são intituladas de transnacionais.

Estudo realizado pela Fundação Dom Cabral mostra que companhias brasileiras que atuam em outras partes do mundo são cada vez mais comuns e bem sucedidas. No topo da lista, com 45 multinacionais brasileiras mais internacionalizadas, ficou o grupo JBS – que abrange marcas como Leco, Vigor e Friboi – seguido pela Gerdau, Stefanini, Magnesita Refratários e Marfrig Alimentos, respectivamente entre as cinco maiores. Na lista consta também com a mineradora Vale (12º), Embraer (17º), Votorantim (24º), Natura (26º), e os bancos Itaú – Unibanco (28º), Banco do Brasil (32º) e Bradesco (34º).

Vantagens e desvantagens da globalização

Como vantagens, pode-se citar:

• Auxiliou no combate à inflação e ajudou a economia ao facilitar a entrada de produtos importados. Com isso, as pessoas tiveram acesso a produtos com mais qualidade e menor preço.

• Atrai investimentos internacionais e a incrementação de novas tecnologias, dando a conhecer as suas inovações.

• Abre as portas para os mais variados hábitos culturais, e melhoramentos a nível educacional.

• Cria postos de trabalhos aos mais qualificados.

• A facilidade de comunicação também teve significativa melhora. O que antes se demorava semanas, ou até meses, para ter conhecimento sobre o que acontecia em outro continente, hoje tudo é acompanhado em tempo real.

Como desvantagens, pode-se aludir:

• Aumento do consumismo.

• Problemas com alta exploração de mão-de-obra.

• Maior competitividade por vagas de emprego.

• Cresce a situação de pobreza dos países periféricos.

• Aumento das desigualdades sociais das populações.

• Locomoção de grandes empresas à investigação por países com melhores condições de investimentos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com