TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Resenha: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  5/6/2013  •  Resenha  •  526 Palavras (3 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 3

GLOBALIZAÇÃO

Globalização é um processo econômico e social que estabelece uma integração entre os países e as pessoas de todos os lugares, mostra como os países se comunicam aproximando pessoas e também mercadorias. Desse modo, as pessoas, os governos e as empresas trocam idéias, no qual é possível realizar transações financeiras, aumentar negócios sem utilizar um investimento muito alto, e espalham aspectos de culturas por todo o mundo.

A aldeia global esta ligada a este conceito, pois há uma necessidade de conexões, diminuindo as distâncias e facilitando as relações econômicas e culturais.

Contudo formaram-se blocos econômicos que são a união de países com o interesse de crescimento econômico, tendo uma visão principal de que haja uma integração entre os países e facilidade no comercio, podendo beneficiar ambos e ter crescimento em conjunto. Alguns dos blocos econômicos são a União Européia, Mercosul, NAFTA, APEC entre outros.

O primeiro bloco econômico a ser criado foi a União Europeia, que é formado por cerca de trinta países, sua moeda oficial é o euro. Suas políticas têm por objetivo assegurar a livre circulação de pessoas, serviços, capitais, e manter políticas comuns de comércio.

O maior bloco econômico da América do sul é o Mercosul, que foi criado com o tratado de assunção, é formado por Brasil, Uruguai,Paraguai e argentina.

Seu objetivo principal é eliminar as barreiras comerciais entre países, fazendo com que aumente o comércio, criar tarifa zero, e mais adiante criar uma moeda única.

No inicio de 1994 foi criado o Tratado Norte Americano de Livre Comércio (NAFTA), que é formado por Estados Unidos, Canadá e México. Foi implantado o fim das barreiras alfandegárias, proteção comercial, leis financeiras e regras comerciais.

Foi criada em 1993 na Conferência de Seattle a Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico (APEC), formado por vários países do continente asiático, e também os EUA. Formando assim o maior bloco econômico do mundo. A APEC ainda não é uma área de livre comércio, devido aos países do bloco que impõem barreiras de livre circulação. Porém a instalação plena está prevista até 2020.

Porém a globalização traz consigo algumas implicações, como por exemplo, o desemprego, pois com a tecnologia, foram implantadas muitas máquinas e equipamentos, não necessitando de mão de obra, que levou ao desemprego de muitas pessoas. O Brasil tem sido vítima de desemprego iniciado no governo Collor. Isto leva a discutir os problemas sociais causado pela globalização.

REFERÊNCIAS

http://www.significados.com.br/globalizacao/ http://www.revistapresenca.unir.br/artigos_presenca/13josemaria_oprocessodeglobalizacaoesuasimplicacoes.pdf

http://www.suapesquisa.com/globalizacao/

http://blocos-economicos.info/mos/view/O_que_s%C3%A3o_Blocos_Econ%C3%B4micos/index.html

http://pt.wikipedia.org/wiki/Bloco_econ%C3%B4mico

http://globalizacaoetecnologia.blogspot.com.br/2009/04/globalizacao-e-um-fenomeno-moderno-que.html

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com