TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Trabalho Universitário: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/11/2014  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  1.072 Visualizações

Página 1 de 6

gunta 1

Em relação à globalização, pode-se dizer que ela se caracteriza pela:

I. Elevação do desemprego e da informalidade, aumento da privatização e a perda de força política do sindicalismo.

II. Expansão dos fluxos de informações que atingem todos os países, afetando empresas, indivíduos e movimentos sociais.

III. Queda da pobreza e diminuição da desigualdade social, especialmente entre países desenvolvidos e os em desenvolvimento.

Com relação a essas afirmativas:

a.

todas estão incorretas.

b.

todas estão corretas.

c.

apenas a I está incorreta.

d.

apenas a II está incorreta.

e.

apenas a III está incorreta.

1 pontos

Pergunta 2

A Organização Mundial do Comércio (OMC) foi criada em 1994 e tem como objetivo a construção de uma nova ordem mundial, ordem essa que começou a ser delineada ao fim da Segunda Guerra Mundial, com a criação do FMI, do Banco Mundial e das Nações Unidas. É função da OMC:

a.

ajudar os países a proteger seus mercados da concorrência estrangeira, de modo a propiciar o desenvolvimento social, sobretudo em países periféricos.

b.

estabelecer políticas protecionistas para o fluxo comercial entre os países, com objetivo de construir uma ordem justa para o comércio mundial.

c.

promover rodadas de negociação comercial entre países que habitualmente não costumam estabelecer trocas comerciais.

d.

gerenciar acordos que compõem o sistema multilateral de comércio, servir de fórum para comércio internacional e supervisionar a adoção e implementação de acordos.

e.

incentivar a adoção do liberalismo comercial e promover a baixa de tarifas comerciais até que elas deixem de existir.

1 pontos

Pergunta 3

(Fonte: <http://www.vestibularseriado.com.br/geografia/questoes/item/183-mundo-bipolar-e-globalizacao-questoes>. Modificado. Acesso em 10 ago 2010). Marque V (verdadeiro) ou F (falso) nas afirmativas a seguir relacionando-as à moderna divisão internacional do trabalho.

I. Alguns países subdesenvolvidos, além de exportadores tradicionais de matérias-primas para os países desenvolvidos, exportam também produtos manufaturados, tais como calçados, tecidos e até automóveis.

II. Empresas multinacionais instaladas nos países subdesenvolvidos remetem boa parte dos seus lucros aos países desenvolvidos.

III. Bens manufaturados exportados pelos países subdesenvolvidos, via de regra, têm preços mais baixos e menor valorização no mercado internacional.

IV. Empresas multinacionais têm se utilizado de vasta mão de obra barata, das matérias-primas a baixo custo, dos incentivos fiscais e da frequente inexistência de legislação ambiental nos países subdesenvolvidos.

A sequência correta (V ou F) para as afirmativas acima é:

a.

F, V, V, V.

b.

F, F, V, V.

c.

V, F, V, V.

d.

V, V, F, F.

e.

V, V, V, V.

1 pontos

Pergunta 4

Leia o texto abaixo.

“As multinacionais [...] podem fazer investimentos em lugares onde os custos são mais baixos, produzir peças num país para serem transformadas em outros e comercializadas em todo o planeta. Ou seja, por trás da expansão do comércio, a economia atual é regida por uma variável ainda mais forte: a expansão rápida da produção comandada por empresas que realizam suas atividades fora do seu país de origem.” (em BARBOSA, A. F. O Mundo Globalizado. São Paulo: Ed. Contexto, 2003, p.55).

A notícia está relacionada a qual das esferas da globalização econômica?

a.

Globalização operacional, pois uma multinacional pode comandar as atividades de suas filiais, a distância, com a utilização de computadores de última geração e satélites em todo o planeta.

b.

Globalização tecnológica, pois, por trás da expansão do comércio e da economia, houve o desenvolvimento da informática e das telecomunicações em todo o planeta.

c.

Globalização financeira, pois os investimentos e as receitas advindos da expansão do comércio são contabilizados em moeda estrangeira (divisas) em todo o planeta.

d.

Globalização produtiva, pois as empresas globalizadas podem ganhar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com