TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Casos: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/3/2015  •  1.733 Palavras (7 Páginas)  •  224 Visualizações

Página 1 de 7

Introdução:

A globalização e um dos processos de aprofundamento da economia, social, cultural e politica que teria sido intensificada pelo os meios de transporte e veículos de comunicação. É através do fenômeno denominado capitalismo que se gerou a globalização que diz respeito a maneira como os países interagem e aproximam pessoas, ou seja, interligam o mundo, levando em consideração os aspectos econômicos, sociais, culturais e políticos.

Globalização:

A globalização possui suas origens na expansão econômica que ocorreu após a segunda guerra mundial e na revolução informacional, ela e a continuidade do processo de mundialização capitalista, que vem desde do inicio da expansão marítima europeia.

O processo de mundialização se iniciou no século xv, quando o planeta terra era formado por diversos “mundos”. Nesse período ocorreu o processo de integração da interdependência planetária. Ao conseguir atingir o período informacional, o capitalismo se integrou para países regiões do mundo em um único sistema: sistema-mundo.

A globalização é um fenômeno que possui varias dimensões como : cultural, social , politica. Todas essas dimensões se materializam em suas escalas mundial, regional e local.

O espaço geográfico mundial e conectado a uma rede de fluxos, monitorada através de poucos centros de poderes econômicos e políticos. Porém não são todos os locais que estão incluídos no sistema-mundo. A globalização possui fluxos que surgem por meio de vínculos mais importantes como os lugares que dispõem dos maiores mercados consumidores e das melhores infraestruturas.

Expansão Capitalista:

Na faze atual da globalização a ampliação do capitalismo pode prescidir a invasão da ocupação territorial. Nas etapas colonialista e imperialista, o controlamento do território aonde seriam analisados os recursos naturais era fundamental . Com alguns excessos, como por exemplo, a invasão do Iraque em 2003.

Fluxo de Capitais:

invasão mais comum da globalização e os capitais especulativos de curto prazo são aqueles que buscam alta lucratividade em prazo curto agem com rapidez através do sistema financeiro mundial.

Com os avanços tecnológicos o dinheiro se tornou um meio virtual.

Não temos ao certo quantos montantes de capitais especulativos que circula em torno do sistema financeiro por conta do baixo domínio executado pelos governos, mas pelo patrimônio dos maiores bancos é possível concluir que é bastante dinheiro.

Os grandes conglomerados financeiros comandam empresas coligadas que exercem funções em vários setores de finanças e são fortemente globalizados.

Os capitais especulativos prejudicam as economias a ponto de que quando um mercado se torna instável os investidores transferem seus recursos e os países onde o dinheiro estava aplicado entram em crise financeira. Isto aconteceu ao México, Rússia e outros.

A maioria desses capitais especulativos volta-se para as bolsas de valores e de mercadorias espelhados pelo mundo.

Já a circulação dos capitais produtivos e mais lento porque são investimentos realizados em curto prazo por isso são menos sujeitos a instabilidade do mercado. Instala-se em busca de lucros, que podem ser resultado dos custos mais baixos de produção.

Fluxo de informações:

As informações podem ser divulgadas através de meios de comunicação.

O veiculo de informação que mais cresce nos dias atuais é a internet . Esse meio de comunicação aumentou o acesso a serviços como banco de dados e compra de produtos.

Apesar da difusão desigual, a internet tem expandido as possibilidades de contatos entre as pessoas.

Fluxo de Pessoas:

Por meio do impacto econômico é cultural a globalização ganhou outro fator importante à movimentação internacional de viajantes. O fator que explica essa elevação da movimentação de turistas ao redor do mundo e o avanço tecnológico da indústria de aviões. Os imigrantes se deslocam com o objetivo de melhores condições de vida.

O turismo é fortemente concentrado em poucos e regiões, mostram melhores infraestrutura para receber viajantes.

O comercio internacional:

O militarismo comercial foi iniciado com Gatt em 1947. Esse acordo de tarifas se introduziu em 1948 e seu principio mais importante e o NMF, que veda s discriminação entre países sagnitários.

Com a criação de Gatt foram feitas setes rodadas de negociação para incentivar o comercio entre seus países membros. As cinco primeiras eram com objetivo da redução de barreiras tarifarias e as outras duas estimulava o comercio com a inclusão. A sétima rodada é mais importante pois busca diminuir as barreiras tarifarias e as não tarifarias também pretendia implantar as normas do Gatt em setores como agrícola, têxtil e serviço onde o protecionismo era preservado por regras especiais que dificultava a ampliação das trocas comerciais. Essa rodada tinha por nome Rodada do Uruguai é foi previsto para durar quatro anos e passou do prazo previsto por conta dos empecilhos impostos pelos países desenvolvidos, sobretudo da União Europeia, que zelavam mãos dos benefícios concedidos a seus agricultores. A ajuda econômica atingiu 300 bilhões de dólares por ano esse acontecimento tem prejudicado as economias dos países pobres.

As negociações da sétima rodada foram conduzidas ate abril de 1994, quando foi feita a Declaração de Marrakech, documento que fundou (OMC) Organização Mundial de Comercio que substitui ao Gatt que era apenas um acordo, a organização começou a realizar seus trabalhos em primeiro de Janeiro de 1995. Desde então vem supervisionando os acordos que são feitos para o comercio.

Em 1999 houve a terceira Conferencia Ministerial da OMC. Foi realizada uma reunião para iniciar a Rodada Milênio, que tinha como objetivo levar a liberdade ao comercio internacional. Porém esse encontro, foi feito por grandes manifestações de rua.

Com o fracasso da reunião de Seattle, o assunto liberalização voltou a ser discutido na quarta conferencia Ministerial. Depois dessa reunião iniciou uma nova rodada de negócios a Rodada Doha.

Nessa rodada ainda não houve um acordo por conta dos governos dos países desenvolvidos que a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com