TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Por:   •  5/4/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.051 Palavras (5 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE PAULISTA

UNIP INTERATIVA

CARLOS EDUARDO DA COSTA PEREIRA

RA: 1406139

MARCELO SANTOS DE CARVALHO

RA: 1426066

TRABALHO EM GRUPO - TG

ESTUDOS DISCIPLINARES II

PORTO REAL

2014

SUMÁRIO

1 ANÁLISE        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        


1 ANÁLISE

Globalização em Foco

A Globalização tem um grande papel para evolução da economia desde o seu principio, integrando países, juntamente com os processos de exportação e importação.

A expansão das empresas multinacionais é considerada um fator muito importante para o desenvolvimento da globalização econômica.

Falar sobre globalização econômica é uma faca de dois gumes. Esse assunto patenteia novos horizontes para a economia mundial, porém pode abrir uma janela que separa países e pessoas, aumentando o abismo entre os desfavorecidos da fortuna e os beneficiados com o processo. Existe um divisor de águas significante entre os que defendem os aspectos positivos da integração econômica e aqueles que veem somente o descrédito do processo, que são consequências da integração econômica mundial.

Os países subdesenvolvidos, por sua vez, tem uma pequena participação para evolução econômica, pois os mesmo são poucos industrializados e com baixo consumo no poder de compra da população e suas exportações são de pequeno valor no mercado mundial.

No entanto os países desenvolvidos aderem melhor os efeitos da globalização ampliando seu mercado, estimulando o capital industrial, tornando-se potências econômicas mundiais.

Considerado por muitos um mecanismo gerador de pobreza e consequentemente a recusem, o mundo vive sob o império da globalização econômica. Após a queda do socialismo real, podemos observar que há longo tempo o projeto neoliberal comanda a economia. A inclinação dos “advogados”, ou seja, dos defensores dessa nova ordem é apresentar que a pobreza cresce nos países que não se prepararam para a nova inclinação mundial. Procuram apresentar que as desigualdades mantêm-se onde permanecem as estruturas onerosas do Estado, com o déficit fiscal crônico, onde reformas adequadas não foram feitas. Esses fatos podem até ter suas verdades, porém mesmo assim com as supostas crises superadas é fato que ocorre uma concentração enorme de riquezas, provocando o aumento da pobreza.

As influencias nem sempre são positivas à população, pois a evolução econômica nem sempre as favorecem, pois há barreiras às certas liberalidades econômicas, pelo fato da economia ser uma questão de direito empresarial, distorcendo assim os direitos humanos, se contrapondo a reforma liberal.

Por vezes não é levado em consideração parte da população que interagem com a economia de forma não contabilizada pelo PIB que são profissionais liberais e vendedores autônomos esquecidos pela macroeconomia.

É evidente e notório que a projeção da renda aumentando pode não haver a redução da pobreza, pois a transação financeira demora a apresentar benefícios à população.

É preciso salientar que países com IDH baixo sempre demoram a progredir no âmbito da economia, pois há nesses países pouco investimento em importantes áreas que colaboram para evolução de uma nação, por exemplo, a falta de investimento na educação, um grande problema enfrentado também no Brasil.

Fatores como a taxa de cambio, inflação e aumento da população acabam por produzir um acréscimo desfavorável, pois a renda não acompanha a inflação que por vezes é baseada em juros abusivos e tarifas fraudulentas, ocasionando assim uma desproporção capitalista financeira.

É inquestionável que as leis absolutas de mercado repercutem as causas do crescimento da pobreza e das desigualdades na distribuição das riquezas. Esse capitalismo global está cada dia mais avançando e tomando as nações, podemos apontar ela como uma das principais causas do crescimento da pobreza no mundo.

O grande desafio da globalização continua a ser a distribuição de renda entre países e pessoas, porem existem países extremamente pobres que não participam da globalização e automaticamente ficam desfavorecidos economicamente.

O protecionismo é um dos elementos que contribuem para uma desigualdade mundial, no qual países em desenvolvimento enfrentam diversas dificuldades para crescer economicamente, por causa de tarifas elevadas e barreiras governamentais.

O século XX teve um importante crescimento econômico, embora não tenha solucionado o problema da pobreza mundial, conseguiu de forma sistematizada a favorecer os pobres, porém não resolveu o problema da exclusão social.

É fundamental destacar que nem sempre o processo da globalização seja econômico, há também interesses exclusivamente políticos e tais interesses por vezes é manifestado de forma contraria a ética e aos valores humanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (100.4 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com