TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Globalização

Tese: Globalização. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  1/9/2013  •  Tese  •  601 Palavras (3 Páginas)  •  252 Visualizações

Página 1 de 3

Globalização. Disponível em: http://www.vestibular1.com.br/revisao/globalização_doc> Acesso em 01 ago.2007 as 20h40

Globalização. Disponível em: http://www.brasilescola.com/geografia/globalização.htm> Acesso em 10 jul.2007 as 15h42

LOPES VAZQUEZ, José.5º ed. , S.Paulo: Atlas,2001.Comércio Exterior Brasileiro – Siscomex Importação e Exportação. ISBN: 85-224-2932-4

JUNIOR, Amadu Nosé. Marketing Internacional: uma Estratégia empresarial. Ed. Thompson. ISBN: 85-221-0451-4

IANNI, Octavio. 8º ed. RJ. A Sociedade Global. Civilização Brasileira,1999. ISBN: 85-200-0100-1

SOROS, George. Globalização.As Diferenças de Capitalismo Global, 2002. ISBN: 85-352-1135-7

A globalização expressa um novo ciclo do capitalismo, envolvendo nações, regimes políticos, projetos nacionais, economias, culturas. Uma realidade ainda pouco conhecida. (IANNI,2001). Pode-se perceber que a globalização é um processo longo e que muitas pessoas ainda estão se adaptando a esta nova realidade que esta modificando suas vidas no atual sistema em que vivem, o capitalismo.

A partir da segunda guerra mundial desenvolveu-se o processo de mundialização, aos poucos a maioria dos pontos sociais e coletivos são voltados para problemas e dilemas da globalização. A sociedade global compreende relações, processos estruturais sociais, econômicos, ainda operando de modo desigual. “Agora são muitos os que são obrigados a reconhecer que está em curso um intenso processo de globalização das coisas, gentes e idéias.” (IANNI,2001, p. 13).

A partir de então surge a necessidade de explorar e conhecer mais este processo revolucionário para acompanhar os acontecimentos que ocorrem no mundo inteiro, pois o processo da globalização ainda não está caminhando de forma equilibrada, onde todos possam estar preparados nesta fase de desenvolvimento.

A história do capitalismo pode ser lida como a história da globalização do mundo. Primeiro o capitalismo de produção organiza-se em moldes nacionais, ou seja, ele revoluciona as formas de vida e trabalhos. Segundo o capitalismo organizado em bases nacionais busca a expansão do mercado, ou seja, o desenvolvimento de forças produtivas. Terceiro o capitalismo atinge escala propriamente global. Os processos de concentração e centralização do capital adquire força maior. (IANNI,2001).

A fase do capitalismo junto à globalização impulsionou a abertura do mercado com empresas se relacionando com outras do mundo todo e o modo de vida das pessoas também relacionado com as novas formas de trabalho criando maior competitividade. Para este relacionamento é necessário ter bases nacionais sólidas para que se pense num acordo comercial internacional ou ate mesmo uma oferta de compra e venda de outras empresas no mundo.

O alcance mundial do capitalismo tem sido forte em projetos de desenvolvimento na sociedade global, pois a sociedade global já é uma realidade não só em termos econômicos, mas também em termos políticos, sociais e culturais. Isto ocorre porque o mesmo processo de globalização de cultura caminhando junto com o de sociedade, economia

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com