TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria

Pesquisas Acadêmicas: Guerra Fria. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  607 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Guerra Fria é a designação atribuída ao período histórico de disputas estratégicas e conflitos indiretos entre os estados unidos e a união soviética, compreendendo o período entre o final da Segunda Guerra Mundial e a extinção da União Soviética . Em resumo, foi um conflito de ordem política, militar, tecnológica, econômica, social e ideológica entre as duas nações e suas zonas de influência.

Corrida armamentista é o processo pelo qual um país busca armar-se com o intuito de proteger-se de outro. Ao mesmo tempo, um país sente-se ameaçado pelo aumento do poder militar do outro, investindo em seu aparato de defesa. Com isso, surge um círculo vicioso, no qual ambos os países se armam em decorrência da desconfiança mútua.

Ou pode ser o processo no qual um país fabríca armas, em meio a tempos de guerra, para vender e para uso próprio, porém não precisa investir necessariamente em armas, um exemplo é a corrida armamentista da guerra fria, na qual dois países, Estados Unidos e União Soviética, disputavam poder tanto em armas quanto em tecnologia diversificada, como por exemplo foguetes. Enquanto um país fabricava um foguete para chegar à Lua, o outro preparava outro foguete, melhor, para levar um homem à Lua, como ocorreu durante a guerra fria.

ESPORTE

o esporte era intensamente utilizado como uma poderosa arma de propaganda política. As Olimpíadas ilustram muito bem o que estou dizendo. Quanto mais medalhas (de preferência de ouro), melhor o sistema. E mais poderoso o país. O maior exemplo de como esse confronto ideológico era transposto para o esporte pode ser visto através da controversa final masculina de basquete, um autêntico combate disputado entre Estados Unidos e Uni

CINEMA

Mesmo não sendo propriamente um conflito, a Guerra Fria manteve o mundo em tensão desde o fim da Segunda Guerra Mundial, na década de 1940, até a queda do Muro de Berlim, no final dos anos 1980. E é sobre o tema que o GUIA escolheu três filmes. Jogos de Poder mostra como os EUA armaram as milícias islâmicas do Afeganistão, numa tentativa de barrar a influência comunista daUnião Soviética na região. Boa Noite e Boa Sorte retrata a perseguição aos supostos comunistas norte-americanos, durante o chamado “macarthismo”. Já Adeus, Lênin! traz a história de uma alemã, habitante da Alemanha Oriental, que entra em coma um pouco antes da queda do Muro. Ao acordar, anos depois, ela teria que encarar a realidade de um país já integrado ao mundo capitalista.

Em 1979, a União Soviética invade o Afeganistão. Para barrar a presença comunista na região, os EUA decidem agir. E aí que entra o deputado Charlie Wilson. Ele é convidado por Joanne, uma milionária cristã conservadora, a angariar fundos para armar as milícias islâmicas do Afeganistão, em luta contra os invasores. Na companhia de um agente da CIA, Wilson convence governantes islâmicos a ajudar a recrutar homens para lutar nas montanhas afegãs.

As negociações dão certo, e o apoio militar dos EUA se concretiza com o envio de dinheiro, a compra de armas e o treinamento de guerrilheiros afegãos. Uma adaptação do livro Charlie Wilson’s War, de George Crile, baseado

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com