TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria

Trabalho Escolar: Guerra Fria. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/7/2013  •  248 Palavras (1 Páginas)  •  904 Visualizações

guerra fria tanto os eua quanto a uniao sovietica promoveram uma grande corrida armamentista no planeta para garantir suas áreas de influência com esse mesmo objetivo assinaram tratados militares com aliados, criando a organizaçâ do tratado do atlântico norte (otan), liderados pelos eua e união soviética.

A portuta antagônica das duas super potências e a maneira que encontraram para se impor uma sobre a outra, por meio de uma permanente demostraçâo de força bélica, levou o continente europeu e o mundo todo a um período de tensão conhecido como guerra fria (um dos maiores símbolos desse período foi o muro de berlím.

Essa situação só começou a se abrandar em meados nos anos 1970, quando os soviéticos , que infrentavam crises econômicas internas, passaram a apresentar propostas de desarmamenyo aos norte-americana.

Muro de berlím: o maior símbolo da guerra fria

Derrotada na segunda guerra mundial, a Alemanha foi dividida em 1945, pelo acordo de Postdam, em quatro zonas de ocupação: soviética, norte-americana, britânica e francesa. Com o passar dos anos, as divergências entre os aliados aumentaram e levaram em 1949, a divisão do território alemão em dois países: a república federal da alemanha (alemanha ocidental ou capitalista ) e a república democrática alemâ (alemanha oriental ou socialista ). A cidade de berlím , antiga capital da Alemanha, foi dividida em dois setores: ocidental, que ficou sobre o controle da alemanha ocidental e o oriental, sobre o controle da alemanha oriental.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com