TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Guerra Fria E O Muro De Berlim

Casos: Guerra Fria E O Muro De Berlim. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2014  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  433 Visualizações

Página 1 de 3

1. A Segunda Guerra Mundial

A Alemanha, a Itália e o Japão queriam expandir seu território, cada um com um motivo próprio. Enquanto na Alemanha surgia o nazismo, na Itália o Partido Fascista crescia. Em ambos os países a produção de equipamentos bélicos, como aviões, navios e tanques de guerra, havia crescido devido a uma grave crise econômica no inicio dos anos 1930. As duas nações, mais o Japão, então, se uniram e formaram o chamado Eixo. No fim da década foi dado inicio a Segunda Guerra Mundial, quando a Alemanha invadiu o território polonês. Indo contra o Eixo, foi formado o grupo chamado Aliados, integrado pela França e Inglaterra, que declararam guerra à Alemanha após a mesma ter invadido a Polônia, e depois entraram no grupo os Estados Unidos e a União Soviética (URSS).

O Eixo permaneceu vitorioso de 1939 a 1941, mas nos quatro anos seguintes sofreram de consecutivas derrotas, que resultou na rendição da Itália e Alemanha. Para evitar um novo conflito mundial, foi criada a Organização das Nações Unidas (ONU), que a partir daquele momento seria responsável por intermediar possíveis tensões entre nações e outras questões diplomáticas.

Apesar de estarem no grupo dos Aliados na guerra, após o fim da mesma, os Estados Unidos e a URSS iniciaram uma disputa política e militar que ficou conhecida como Guerra Fria.

2. A Guerra Fria

Depois do fim da Segunda Guerra Mundial, um novo conflito se iniciou: a Guerra Fria. A URSS era um Estado socialista, cujo governo e economia eram altamente centralizados. Os Estados Unidos eram a favor do capitalismo, que é, resumidamente, um sistema econômico e social caracterizado pela propriedade privada. As nações passaram a disputar que sistema iria “comandar” o mundo e tentaram trazer cada um mais nações para o seu sistema.

O nome Guerra Fria deriva da falta de ação, ou seja, conflitos diretos com armas entre as nações envolvidas. Um dos motivos que os países não quiseram atacar um ao outro foi que se utilizassem as armas nucleares que eles possuíam a vida no planeta Terra seria ameaçada. Apesar disso, as potências enviaram soldados para países aliados e para locais estratégicos em seu território. Daí surgiram duas grandes organizações militares, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e Pacto de Varsóvia.

A OTAN era comandada pelos Estados Unidos e tinha como membros a maioria dos países da Europa Ocidental, onde mantinham suas bases. Já o Pacto de Varsóvia pertencia a União Soviética e seus membros se localizavam no Leste europeu.

Um dos destaques da Guerra Fria foi a corrida espacial, na qual os Estados Unidos e a União Soviética estavam competindo quem iria chegar primeiro a Lua, e no fim, os norte-americanos foram os primeiros a pisar em terreno lunar em 1969.

3. O Muro de Berlim

O maior símbolo da Guerra Fria, e talvez um dos únicos símbolos físicos, foi o Muro de Berlim.

Para evitar que um novo conflito das proporções das duas guerras mundiais se iniciasse, a União Soviética ocupou a parte oriental da Alemanha e os EUA a parte ocidental. Não era fácil viver nestas regiões. Muitos alemães da parte oriental queriam fugir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com