TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrografia

Resenha: Hidrografia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  Resenha  •  305 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

Segundo Chiavenato (2003), a Administração por Objetivo (APO), surgiu quando Peter F. Drucker fez a publicação de um livro no ano de 1954, que falava sobre a (APO).

“O enfoque baseado no “processo” e a preocupação maior com as atividades (meios) passaram a ser substituídos por um enfoque nos resultados e objetivos alcançados (fins)”. (CHIAVENATO, 2003, p. 228).

Mas o que seria essa (APO)? Ela tem como característica e o processo pelo qual gerentes e seus subordinados identificam objetivos comuns, definindo a responsabilidade de cada um dentro de uma determinada área, focando a atingir os resultados esperados.

De acordo com Chiavenato (2003), a APO é um método em que gerentes e subordinados se reúnem para definirem metas, especificando assim a responsabilidade para cada função em busca do resultado esperado, passando a constituir indicadores e padrões de desempenho.

Saiba Mais

Você sabia que um objetivo é um enunciado escrito sobre resultados a serem alcançados em um período determinado Chiavenato (2003, p. 232).

A administração por objetivo tem o papel como base à avaliação do desempenho do ser humano. Dentro desta concepção, Chiavenato (2003, p. 228, 229), a APO trabalha da seguinte forma:

Gerentes e subordinados se reúnem, discutem, negociam e em conjunto formulam os objetivos de desempenho para os subordinados.

O gerente se compromete a proporcionar apoio, direção e recursos para que o subordinado possa trabalhar eficazmente.

O subordinado passa a trabalhar para desempenhar metas e cobra os meios de recursos necessários para alcançar objetivos.

Gerente e subordinado se reúnem para avaliação conjunto.

A partir da avaliação conjunta, há uma reciclagem do processo.

De acordo com Chiavenato (2003), a administração por objetivos, define os objetivos por posições de gerências, sendo estes objetivos por metas, alvos, ou finalidade, embora com denominações diferentes, a ideia é a mesma, determinar os “resultados que o gerente e o subordinado deverão alcançar”.

Vídeo

Convido vocês a assistirem ao vídeo sobre administração por objetivo a união:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com