TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Hidrografia Brasileira

Pesquisas Acadêmicas: Hidrografia Brasileira. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  1.355 Palavras (6 Páginas)  •  364 Visualizações

Página 1 de 6

HIDROGRAFIA BRASILEIRA

INTRODUÇÃO

O tema abordado procura compreender o ciclo da bacia hidrográfica brasileira e o fenômeno da circulação da água, que é o mais rico recurso da terra, durante o estudo realizado podemos compreender a importância de bacia hidrográfica para cada região.

Como este recurso hídrico pode contribuir para o desenvolvimento humano e para economia destas regiões, como as parcerias entre países da America Latina sobre este recurso hídrico pode proporcionar crescimento econômico financeiro.

A HIDROGRAFIA BRASILEIRA

A hidrografia é a área ocupada por um rio principal e todos os seus afluentes, no Brasil a predominância do clima úmido propicia uma rede hidrográfica numerosa e formada por rios com grande volume da água, as bacias hidrográficas brasileiras são formadas a partir de três grandes divisores:

• Planalto Brasileiro

• Planalto das Guianas

• Cordilheira dos Andes

Brasil é dotado de uma vasta e densa rede hidrográfica, sendo que muitos de seus rios destacam-se pela extensão, largura e profundidade, em decorrência da natureza do relevo, predominam os rios de planalto que apresentam em seu leito rupturas de declive, vales encaixados, entre outras características, que lhes conferem um alto potencial para a geração de energia elétrica.

Dentre os grandes rios nacionais, apenas o Amazonas e o Paraguai são predominantemente de planície e largamente utilizados para a navegação, os rios São Francisco e Paraná são os principais rios de planalto. De maneira geral, os rios têm origem em regiões não muito elevadas, exceto o rio Amazonas e alguns de seus afluentes que nascem na cordilheira andina.

As principais bacias brasileiras.

• A Bacia Amazônica é representada pelo rio Amazonas, que é um rio de planície, com baixo declividade e sua largura em alguns trechos chega a ter de 4 a 5 km, o rio Amazonas atravessa a linha do Equador e tem como seus principais afluentes na margem esquerda, os rios Iça, Japurá, Negro e Trombetas, e na margem direita pelos rios Juruá, Purus, Madeira, Tapajós e Xingu.

• A bacia do rio Tocantins - Araguaia se constitui inteiramente em território brasileiro sua nascente localiza-se no estado de Goiás, ao norte da cidade de Brasília, tendo como principal formador o rio Tocantins. Dentre os principais afluentes da bacia Tocantins - Araguaia destaca-se os rios do Sono, Palma e Melo Alves, todos localizados na margem direita do rio Araguaia.

O rio Tocantins desemboca no delta amazônico, também permite alguma navegação fluvial no seu trecho desde a cidade de Belém, capital do estado do Pará, até a localidade de Peine, em Goiás, mais possui perigosos obstáculos oriundos das corredeiras e bancos de areia

O rio Araguaia nasce na serra das Araras, no estado de Mato Grosso, possui cerca de 2.600 km, e desemboca no rio Tocantins na localidade de São João do Araguaia, logo antes de Marabá. No extremo nordeste do estado de Mato Grosso, o rio dividi-se em dois braços, rio Araguaia, pela margem esquerda, e rio Javaés, pela margem direita, por aproximadamente 320 km, formando assim a ilha de Bananal, a maior ilha fluvial do mundo.

• A Bacia Platina ou do rio da Prata é composta pela bacia do Paraná, Paraguai e Uruguai, drenando áreas do Brasil, Bolívia, Paraguai, Argentina e Uruguai. O rio Paraná possui cerca de 4.900 km de extensão, sendo o segundo em comprimento da América do Sul, é formado pela junção dos rios Grande e Paranaíba, tem como afluentes os rios Paraguai, Tietê, Paranapanema e Iguaçu. Representa trecho da fronteira entre Brasil e Paraguai, onde foi implantado o aproveitamento hidrelétrico binacional de Itaipu, com 12.700 MW, maior usina hidrelétrica em operação do mundo. Posteriormente, faz fronteira entre o Paraguai e a Argentina. Em função das suas diversas quedas, o rio Paraná somente possui navegação de porte até a cidade argentina de Rosário.

O rio Paraguai, possui um comprimento total de 2.550 km, ao longo dos territórios Brasileiro e Paraguaio e tem como principais afluentes os rios Miranda, Taquari, Apa e São Lourenço. Nasce próximo à cidade de Diamantino, no estado de Mato Grosso, e drena áreas de importância como o Pantanal mato-grossense. No seu trecho de jusante banha a cidade de Assunción, capital do Paraguai, e forma a fronteira entre este país e a Argentina, até desembocar no rio Paraná, ao norte da cidade de Corrientes.

O rio Uruguai, por fim, possui uma extensão da ordem de 1.600 km, drenando uma área em torno de 307.000 km2. Possui dois principais formadores, os rios Pelotas e Canoas, nascendo a cerca de 65 km a oeste da costa do Atlântico. Fazem parte da sua bacia os rios Peixe, Chapecó, Peperiguaçu, Ibicuí, Turvo, Ijuí e Piratini. Este rio forma a fronteira entre a Argentina e Brasil e, mais ao sul, a fronteira entre Argentina e Uruguai, sendo navegável desde sua foz até a cidade de Salto.

• A Bacia do São Francisco nasce em Minas Gerais, na serra da Canastra, e atravessa os estados da Bahia, Pernambuco, Alagoas e Sergipe, o rio São Francisco possui uma área de drenagem superior a 630.000 km2 e uma extensão de 3.160 km, tendo como principais afluentes pela margem esquerda os rios Paracatu, Carinhanha e Grande e pela margem direita os rios Salitre, das Velhas e Verde Grande,.

Esta bacia tem grande importância política, econômica e social, principalmente para a região nordeste do país, é navegável por cerca de 1.800

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.8 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com