TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Integração Regional

Dissertações: Integração Regional. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  513 Palavras (3 Páginas)  •  179 Visualizações

Página 1 de 3

UNASUL

HABITANTES

MOEDAS

LÍNGUA OFICIAL

ESTADOS MEMBROS

ESTADOS ASSOCIADOS

COMUNIDADE ANDINA

100 Milhões de Habitantes

Moeda: Boliviano

Moeda: Peso Colombiano

Moeda: Dólar Americano

Moeda: Sol Novo

ESPANHOL

Bolívia

Colômbia

Equador

Peru

Argentina

Brasil

Chile

Paraguai

Uruguai

FORMAÇÃO

OBJETIVO

CONSELHOS MINISTERIAIS

UNASUL

É formada pelos doze países da América do Sul.

Dez países já depositaram seus instrumentos de ratificação Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Equador, Guiana, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela.

Construir, de maneira participativa e consensual, um espaço de articulação no âmbito cultural, social, econômico e político entre seus povos.

A UNASUL conta hoje com oito conselhos ministeriais: a) Energia; b) Saúde; c) Defesa; d) Infra-estrutura e Planejamento; e) Desenvolvimento Social; f) Problema Mundial das Drogas; g) Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Inovação; h) Economia e Finanças.

Comunidade andina

A comunidade andina é uma instituição de países que se uniram voluntariamente com o objetivo de alcançar um desenvolvimento integral e regional, mais equilibrado e autônomo, mediante a integração andina, sul-americana e latino-americana.

Os países que integram a Comunidade Andina são Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. Estão unidos pelo mesmo passado, uma variada geografia, uma grande diversidade cultural e natural assim como por objetivos e metas comuns.

A comunidade Andina funciona quase como faz um Estado. Ou seja, cada uma dessas entidades tem o seu papel e funções específicas, por exemplo, o Conselho Presidencial Andino, composto pelos presidentes da Bolívia, Colômbia, Equador e Peru, está no comando da liderança política, o Conselho Andino de Ministros de relações exteriores elabora a política externa nos países andinos sobre questões relacionadas com a integração e, se necessário, coordenar posições conjuntas nas negociações fóruns internacionais.

UNASUL

União

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com